O CGE alerta que a umidade do ar ficará abaixo dos 30%, exigindo cuidados com a saúde e hidratação
Gabriela Thier Publicado em 18/08/2025, às 17h52
A cidade de São Paulo experimentará uma pausa nas baixas temperaturas a partir desta quarta-feira (20), com a chegada do que é conhecido como veranico, um fenômeno que deverá proporcionar um aumento gradual das temperaturas até o próximo sábado (23).
Conforme informações divulgadas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura, a massa de ar frio de origem polar perderá força, sendo substituída por uma massa de ar seco. Este fenômeno é caracterizado por dias ensolarados e quentes, com duração que varia entre três a cinco dias. Ao contrário das ondas de calor típicas do verão, o veranico ocorre durante o inverno, levando as temperaturas a patamares semelhantes aos veranicos de estação mais quente.
Durante o veranico, a umidade relativa do ar deverá permanecer abaixo dos 30%, criando condições que podem afetar a saúde e o bem-estar da população. A Defesa Civil já alerta para a importância da hidratação e cuidados com a exposição ao sol.
A partir desta segunda-feira (18), já são percebidas algumas mudanças nas condições climáticas. Durante o dia, a nebulosidade deve ser variável, com maior incidência de sol na parte da tarde. A temperatura máxima prevista para hoje é de 25 °C.
Na terça-feira, (19), as condições meteorológicas devem ser similares, com a presença do sol contribuindo para uma elevação da temperatura até 26 °C à tarde. Os índices de umidade relativa do ar também se mantêm elevados, acima dos 43%.
Esse alívio no frio não se restringe apenas à capital paulista; diversas regiões do Brasil estão sentindo os efeitos desse fenômeno climático.
A seguir, veja a previsão do tempo para São Paulo: