Tarifa do metrô e trens de SP sofre reajuste, veja novo valor

Aumento será aplicado a partir de janeiro, com recursos destinados à manutenção e modernização da frota

Quem usa metrô e CPTM terá novo valor de passagem - Imagem: Reprodução

Lívia Gennari Publicado em 29/12/2025, às 17h45

A tarifa básica do sistema metroferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, que engloba metrô, trens da CPTM e Viamobilidade, passará de R$ 5,20 para R$ 5,40 a partir do dia 6 de janeiro de 2026. O aumento corresponde a 3,85%, percentual abaixo da inflação acumulada no período, estimada em 4,46% pelo IPC-Fipe, e inferior ao IPCA, que chegou a 4,5% até novembro.

De acordo com a administração estadual, todas as gratuidades atualmente vigentes serão mantidas. O reajuste foi definido após análise das despesas operacionais do sistema, que incluem gastos com energia, manutenção da frota, infraestrutura e folha de pagamento. Os recursos adicionais arrecadados serão aplicados em projetos de modernização e expansão da infraestrutura de mobilidade.

O comunicado que autoriza o reajuste foi enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pelo governador em exercício, Felício Ramuth (PSD).

Passagem de ônibus também aumenta

Na mesma data, a Prefeitura de São Paulo anunciou o reajuste da tarifa de ônibus municipais, que passará de R$ 5,00 para R$ 5,30, também a partir de 6 de janeiro. O aumento de 6% está abaixo da variação do IPC-Fipe Transporte nos últimos 12 meses, que foi de 6,5%.

Segundo a gestão municipal, o reajuste foi definido em reunião com secretários responsáveis pelo setor de transporte e mobilidade, considerando a atualização do orçamento e os custos operacionais do sistema.

O aumento da tarifa também vale para outras cidades da Região Metropolitana. Nos municípios de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Itapevi, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE), a passagem passará de R$ 5,80 para R$ 6,10.

TRANSPORTE PÚBLICO São Paulo ônibus metrô

Leia também