Aeronave de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, resultando na morte do piloto e do copiloto, além de feridos em solo
William Oliveira Publicado em 07/02/2025, às 10h59
Na manhã desta sexta-feira (7), ocorreu um trágico acidente aéreo na zona oeste da capital paulista, quando uma aeronave de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), expressou seu pesar nas redes sociais e confirmou a morte dos dois ocupantes do avião.
O acidente aconteceu por volta das 7h20, nas proximidades dos centros de treinamento dos clubes Palmeiras e São Paulo. A aeronave envolvida, um modelo King Air F-90, havia decolado do aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre. Infelizmente, os ocupantes, Gustavo Medeiros, piloto, e Márcio Louzada Carpena, advogado gaúcho e proprietário do avião, não sobreviveram e morreram carbonizados.
Além das vítimas fatais, a queda da aeronave causou danos a pessoas em solo. O avião colidiu com um ônibus da viação Santa Brígida, que logo foi consumido pelo fogo. Seis pessoas nas proximidades ficaram feridas, incluindo um motociclista atingido por uma placa de sinalização e uma mulher dentro do ônibus. Ambas foram encaminhadas a hospitais para tratamento.
Em sua nota, Tarcísio de Freitas lamentou as perdas e elogiou a rápida ação do Corpo de Bombeiros, que conseguiu controlar as chamas em minutos. O governador também expressou condolências aos familiares e amigos das vítimas.
Infelizmente, começamos o dia com esse trágico acidente aéreo na capital paulista, com as mortes confirmadas do piloto e do copiloto da aeronave. Duas pessoas que estavam em solo se feriram e foram encaminhadas para a UPA Vergueiro. Vale destacar a atuação rápida do Corpo de…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) February 7, 2025
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) também se pronunciou, demonstrando profunda tristeza pelo ocorrido e afirmando que a prefeitura está disponibilizando os recursos necessários para o atendimento às vítimas.
Lamento profundamente o acidente envolvendo a queda de uma aeronave de pequeno porte que atingiu um ônibus na avenida Marquês de São Vicente. Disponibilizamos todas as estruturas de atendimento para socorro às vitimas. Funcionários da Defesa Civil, SAMU, além de agentes de…
— Ricardo Nunes (@ricardo_nunessp) February 7, 2025
Guilherme Derrite, secretário estadual da Segurança Pública, foi o primeiro a comentar sobre o acidente, informando em suas redes sociais que equipes da Polícia Militar, Civil e da Polícia Técnico-Científica estavam no local prestando apoio.
Atualmente, a Avenida Marquês de São Vicente permanece totalmente bloqueada nos dois sentidos enquanto o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) realiza investigações para apurar as causas do acidente.