Suspeita de Ebola

São Paulo investiga caso suspeito de Ebola em paciente internado no Emílio Ribas

Homem de 37 anos esteve recentemente na República Democrática do Congo e permanece isolado enquanto exames são realizados

Os principais sintomas do Ebola incluem febre alta, dores musculares e manifestações hemorrágicas em casos graves - Imagem: Reprodução/DW

Letícia Sales Publicado em 30/05/2026, às 12h57

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) investiga um caso suspeito de infecção pelo vírus Ebola na capital paulista. O paciente, um homem de 37 anos, está internado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infecciosas no país.

Segundo a pasta, a investigação foi iniciada de forma preventiva após a identificação de critérios clínicos e epidemiológicos compatíveis com a doença. O paciente é natural da República Democrática do Congo, país que registra áreas com circulação do vírus, e retornou recentemente de viagem à região. Entre os sintomas apresentados está a febre, um dos principais sinais da enfermidade.

Em nota, a coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES-SP, Regiane de Paula, explicou os procedimentos adotados pelas equipes de vigilância.

"Este é um caso suspeito, em investigação. As medidas previstas foram adotadas a partir da identificação dos critérios clínicos e epidemiológicos. O procedimento inclui isolamento, notificação imediata, investigação laboratorial e monitoramento conforme os protocolos vigentes."

Protocolos de segurança foram acionados

De acordo com a Secretaria da Saúde, todas as medidas recomendadas pelos protocolos nacionais e estaduais foram colocadas em prática. O paciente permanece isolado enquanto aguarda os resultados dos exames que poderão confirmar ou descartar a infecção.

Na última semana, a Coordenadoria de Controle de Doenças atualizou uma nota técnica sobre o surto internacional da doença, reforçando orientações relacionadas à vigilância epidemiológica, identificação precoce de casos suspeitos e monitoramento de possíveis contatos.

Quais são os sintomas do Ebola?

A doença pelo vírus Ebola costuma apresentar início repentino, com sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares, fadiga, náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais.

Nos casos mais graves, a infecção pode evoluir para manifestações hemorrágicas, choque e falência múltipla de órgãos. O período de incubação varia entre dois e 21 dias.

Especialistas destacam que a transmissão não ocorre antes do surgimento dos sintomas. O contágio está associado principalmente ao contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas.

Risco para o Brasil é considerado baixo

Apesar da investigação em andamento, a avaliação técnica da Secretaria Estadual da Saúde aponta que o risco de introdução do vírus no Brasil permanece baixo. Entre os fatores considerados estão a ausência de registros de transmissão da doença no continente americano e a inexistência de voos diretos entre as regiões afetadas e o país.

Ainda assim, as autoridades sanitárias orientam que profissionais de saúde mantenham atenção redobrada a pacientes com febre e histórico recente de viagem para áreas com circulação do vírus, além de pessoas que tenham tido contato direto com casos suspeitos ou confirmados.

Até o momento, não há confirmação de infecção por Ebola no paciente internado em São Paulo, e o caso segue sob investigação das autoridades de saúde.

Saúde brasil FEBRE RISCO INFECÇÃO TRANSMISSÃO SINTOMAS CASO SUSPEITO ISOLAMENTO EBOLA HOMEM PROTOCOLOS São Paulo Investigação vigilância contato doenças infecciosas República democrática do congo Instituto de infectologia emílio ribas 37 anos

Leia também