Ferramenta da Secretaria da Saúde permite acompanhamento semanal da febre amarela em todo o estado de São Paulo
William Oliveira Publicado em 01/08/2025, às 08h00
O Governo de São Paulo lançou um novo painel de monitoramento da febre amarela, por meio da Secretaria Estadual da Saúde. A ferramenta permite que a população acompanhe, semanalmente, a evolução da doença em todo o estado.
A febre amarela é uma infecção viral aguda, transmitida por mosquitos. No ambiente silvestre, os principais vetores são os gêneros Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, a transmissão ocorre por meio do Aedes aegypti. A vacinação é a única forma eficaz de prevenção.
O painel oferece uma base de dados completa, com registros históricos desde 2007. Entre as informações disponíveis estão notificações, casos confirmados, óbitos e taxas de letalidade, organizados por ano, semana epidemiológica, método de diagnóstico, faixa etária, sexo e local provável de infecção.
Além dos dados sobre casos humanos, o sistema também apresenta estatísticas sobre epizootias — surtos da doença em primatas não humanos. O painel detalha o número de ocorrências notificadas e confirmadas, os gêneros afetados e os tipos de amostras coletadas para análise laboratorial.
Em 2024, foram registrados cinco casos confirmados da doença em humanos, com dois óbitos. Entre os primatas, houve 33 notificações e 16 mortes. Já em 2025, até a última quinta-feira (31), o estado confirmou 62 casos e 33 mortes provocadas pela febre amarela.
Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor intensa de cabeça, dores musculares, dores no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.