A partir desta terça-feira (1º), as tarifas de pedágio nas rodovias de SP terão aumento médio de 5,32%, conforme a Artesp
William Oliveira Publicado em 01/07/2025, às 08h00
A partir desta terça-feira (1º), as tarifas de pedágio nas rodovias do estado de São Paulo sofrerão reajuste. A medida foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), sob supervisão do governo estadual.
Segundo publicação no Diário Oficial datada de terça-feira (24), o aumento médio será de 5,32%, baseado na variação do IPCA entre junho de 2024 e maio de 2025. Para a concessionária Tamoios, o reajuste será ligeiramente superior, alcançando 5,37%.
Os novos valores foram aprovados por unanimidade pelo Conselho Diretor da Artesp, em reunião realizada na véspera da divulgação oficial.
Uma análise revelou que alguns trechos das principais rodovias que ligam à capital paulista terão aumentos entre 5,16% e 10,71% em relação às tarifas atuais.
A Artesp esclareceu que "os valores foram estabelecidos em conformidade com as normas contratuais para reajustes ordinários, além da aplicação de medidas cautelares pela Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado (SPI), destinadas a equilibrar questões econômico-financeiras em sete trechos concedidos".
Entre as concessionárias impactadas estão:
No caso da Entrevias Concessionária de Rodovias S.A., o novo valor passa a valer a partir de sábado (6), também em consonância com as cláusulas contratuais e orientações da SPI.
Os valores atualizados de todas as praças de pedágio estão disponíveis no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Como exemplo do impacto ao bolso dos motoristas, no sistema Anchieta-Imigrantes, administrado pela Ecovias, a tarifa passará de R$ 36,80 para R$ 38,70, um acréscimo de R$ 1,90 (5,16%). No sistema AutoBan, os aumentos variam entre R$ 0,50 e R$ 0,80, conforme o trecho percorrido.