A partir desta segunda-feira (12), o rodízio municipal de veículos volta a vigorar em São Paulo; restrições valem manhãs, das 7h às 10h, e tardes/noites, das 17h às 20h
William Oliveira Publicado em 12/01/2026, às 09h19
A cidade de São Paulo reimplementará o rodízio municipal de veículos a partir desta segunda-feira (12). A medida havia sido suspensa em 22 de dezembro de 2025, devido à redução no volume de tráfego registrada no final do ano passado e início de 2026.
A operação, conhecida como Operação Horário de Pico, tem como objetivo regular a circulação veicular durante os períodos de maior movimento. As restrições valem manhãs, das 7h às 10h, e tardes/noites, das 17h às 20h.
O rodízio atinge o Centro Expandido, que inclui o Minianel Viário e importantes vias da capital, como as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’Escragnolle Taunay, Tancredo Neves, Juntas Provisórias e o Complexo Viário Maria Maluf.
Motoristas que desrespeitarem a norma cometem infração média, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, resultando em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
O rodízio específico para veículos pesados, como caminhões, continua ativo, incluindo as áreas de restrição ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento).
Distribuição do rodízio por placas:
Segunda-feira: finais 1 e 2
Terça-feira: finais 3 e 4
Quarta-feira: finais 5 e 6
Quinta-feira: finais 7 e 8
Sexta-feira: finais 9 e 0
Horários de restrição:
Manhã: 7h às 10h
Tarde/Noite: 17h às 20h
Área abrangida
Nos finais de semana e feriados, não há restrições, permitindo circulação livre.