TRÁFEGO

Rodízio de veículos volta a vigorar na capital

A partir desta segunda-feira (12), o rodízio municipal de veículos volta a vigorar em São Paulo; restrições valem manhãs, das 7h às 10h, e tardes/noites, das 17h às 20h

Medida foi suspensa em dezembro de 2025 - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Rovena Rosa

William Oliveira Publicado em 12/01/2026, às 09h19

A cidade de São Paulo reimplementará o rodízio municipal de veículos a partir desta segunda-feira (12). A medida havia sido suspensa em 22 de dezembro de 2025, devido à redução no volume de tráfego registrada no final do ano passado e início de 2026.

A operação, conhecida como Operação Horário de Pico, tem como objetivo regular a circulação veicular durante os períodos de maior movimento. As restrições valem manhãs, das 7h às 10h, e tardes/noites, das 17h às 20h.

O rodízio atinge o Centro Expandido, que inclui o Minianel Viário e importantes vias da capital, como as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’Escragnolle Taunay, Tancredo Neves, Juntas Provisórias e o Complexo Viário Maria Maluf.

Motoristas que desrespeitarem a norma cometem infração média, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, resultando em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

O rodízio específico para veículos pesados, como caminhões, continua ativo, incluindo as áreas de restrição ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento).

Distribuição do rodízio por placas:

Horários de restrição:

Área abrangida

Nos finais de semana e feriados, não há restrições, permitindo circulação livre. 

CNH Rodízio de veículos multa TRÁFEGO São Paulo Código de Trânsito Brasileiro veículos pesados Centro Expandido Operação Horário de Pico ZMRC e ZMRF marginais Tietê marginais Pinheiros

Leia também