Soldado de 27 anos não resistiu após ser atingido por moto em alta velocidade
Erika Osti Publicado em 04/01/2026, às 17h55
Na madrugada de hoje (4), um soldado da Polícia Militar morreu após ser atropelado por um grupo de motociclistas que fugia de uma blitz na Avenida Inajar de Souza, zona norte de São Paulo. O policial, identificado como Lucas Lopes Bernardo, de 27 anos, escorregou no asfalto enquanto tentava interceptar os condutores e foi atingido em cheio por uma das motos. O caso foi registrado como homicídio e os suspeitos ainda não foram identificados.
De acordo com a PM, Bernardo e sua equipe davam apoio a outra viatura que havia parado um carro em atitude suspeita. No momento da ação, surgiu o chamado “bonde” de motos, formado por cerca de cinco motociclistas que vinham de um baile funk. Esses grupos costumam circular sem capacete, sem placas e em veículos muitas vezes de origem ilícita.
O soldado sinalizou para que os motociclistas reduzissem a velocidade, mas acabou caindo. Imagens de câmeras de segurança mostram o instante em que ele é atropelado na cabeça pela última moto que atravessava a avenida. O impacto foi violento e deixou o policial inconsciente.
Socorrido pelos colegas, Bernardo foi levado ao Hospital Vila Nova Cachoeirinha, mas não resistiu. O laudo médico apontou fratura na base do crânio e hemorragia interna. O óbito foi confirmado pouco depois das 4h da manhã.
Do 9º Batalhão Metropolitano, Bernardo estava na corporação havia dois anos. Ele deixa esposa grávida e dois enteados. Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte e destacou a dedicação do soldado à corporação e à sociedade paulista. A Secretaria da Segurança Pública informou que exames foram requisitados ao Instituto Médico Legal e ao Instituto de Criminalística. O caso é investigado pelo 72º Distrito Policial, da Vila Penteado.