FRAUDE

Polícia desmantela golpe que enganava idosos em SP

Três suspeitos foram presos durante operação que investiga fraudes financeiras na capital paulista nesta quarta-feira (8)

Além de estelionato, a polícia investiga a possível ligação do grupo com uma tentativa de latrocínio em São Paulo - Imagem: Reprodução / TV Globo

William Oliveira Publicado em 08/04/2026, às 07h41

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã de quarta-feira (8), a Operação Golpe Bancário para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes financeiras na capital paulista.

Até o início da ação, três suspeitos foram presos em cumprimento a mandados de prisão temporária.

As investigações, conduzidas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), apontam que o grupo tinha como principais alvos pessoas idosas. Os criminosos utilizavam dados pessoais das vítimas para simular atendimentos bancários por telefone.

Segundo a polícia, o esquema incluía uma técnica que mantinha a linha telefônica da vítima ocupada, mesmo após ela desligar, fazendo com que a ligação seguinte fosse atendida pelos próprios golpistas, que se passavam por funcionários de banco.

Durante o contato, os suspeitos conseguiam senhas e informações sigilosas. Em seguida, enviavam um motoboy até a casa da vítima para recolher o cartão bancário, sob a justificativa de uma suposta perícia.

Além de estelionato e organização criminosa, a polícia investiga a possível participação do grupo em uma tentativa de latrocínio. Os celulares apreendidos serão periciados para identificar outros envolvidos.

Latrocínio fraude Prisão Crime CRIMINOSOS DADOS IDOSOS MOTOBOY DEIC ESTELIONATO São Paulo Investigação polícia civil OPERAÇÃO golpe bancário

Leia também