Caso segue sob investigação

Paciente com suspeita de ebola testa positivo para meningite meningocócica em São Paulo

Homem que esteve recentemente na República Democrática do Congo permanece internado em isolamento enquanto autoridades mantêm investigação sobre possível infecção pelo vírus Ebola

Autoridades de saúde aguardam resultados de exames complementares para confirmar ou descartar infecção pelo vírus Ebola no paciente - Imagem: Reprodução/Antonio Americo/Sesa

Letícia Sales Publicado em 31/05/2026, às 12h19

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que o homem de 37 anos internado com suspeita de infecção pelo vírus Ebola apresentou resultado positivo para meningite meningocócica. O diagnóstico foi confirmado por meio de um exame de sangue do tipo PCR, realizado durante a investigação clínica do caso.

Apesar da confirmação da doença bacteriana, a possibilidade de infecção pelo vírus Ebola ainda não foi descartada pelas autoridades sanitárias. Segundo a pasta, novas análises laboratoriais e estudos genômicos serão realizados para esclarecer o quadro de saúde do paciente.

Histórico de viagem acendeu alerta

O caso ganhou atenção das equipes de vigilância epidemiológica porque o homem esteve recentemente na República Democrática do Congo, país africano que enfrenta um surto de Ebola.

Após retornar ao Brasil, ele apresentou febre alta e outros sintomas compatíveis com doenças infecciosas, sendo encaminhado ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista. Desde a internação, o paciente permanece em isolamento, seguindo os protocolos de segurança adotados para doenças de alta transmissibilidade.

Monitoramento segue protocolos de segurança

A Secretaria de Saúde ressaltou que os procedimentos de vigilância foram adotados imediatamente após a identificação da suspeita.

No estado de São Paulo, todos os casos suspeitos de Ebola devem ser comunicados sem demora às autoridades de saúde municipais e ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP), permitindo o acompanhamento e a adoção de medidas preventivas.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas atua como referência estadual para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Já o Instituto Adolfo Lutz é responsável pelos exames laboratoriais especializados e pelo diagnóstico diferencial, que permite identificar outras enfermidades com sintomas semelhantes.

Investigação continua

As autoridades de saúde seguem acompanhando a evolução clínica do paciente e aguardam os resultados dos exames complementares para confirmar ou descartar definitivamente a infecção pelo vírus Ebola.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre novos casos suspeitos relacionados à ocorrência.

Saúde FEBRE SURTO DOENÇAS ISOLAMENTO EXAMES EBOLA PCR PROTOCOLOS São Paulo Investigação vigilância diagnóstico meningite Instituto Adolfo Lutz Meningocócica transmissibilidade República democrática do congo Instituto de infectologia emílio ribas Cve-sp

Leia também