Desvio

Operação contra desvios milionários em Guarulhos começou no governo Guti

Iniciativa partiu da Prefeitura em 2022

Operação contra desvios milionários em Guarulhos começou no governo Guti - Imagem: Reprodução/Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 01/08/2025, às 14h33

Iniciativa partiu da Prefeitura em 2022

A Polícia Civil realizou uma operação na manhã desta quinta-feira (01) para cumprir mandados de busca e apreensão em mais de 20 endereços ligados a servidores públicos de Guarulhos. A ação, no entanto, teve início ainda durante o mandato do ex-prefeito Guti (PSD), em 2022.

Prefeitura deu o primeiro passo para investigação

Segundo apurado, a operação atual é resultado de uma investigação que começou oficialmente em dezembro de 2022. Na época, o então prefeito Guti autorizou a apuração após detectar indícios de fraudes na Secretaria da Fazenda.

A iniciativa envolveu a própria Prefeitura, o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil. O secretário da Fazenda, Ibrahim El Kadi, permaneceu no cargo desde então e conduziu os primeiros levantamentos que apontaram possíveis desvios de mais de R$ 1,5 bilhão.

Funcionários investigados por omissão na cobrança de impostos

No início da investigação, 12 servidores da Secretaria da Fazenda foram os primeiros alvos. Eles atuavam diretamente no setor de fiscalização e são suspeitos de não recolher cerca de R$ 750 milhões em tributos devidos por construtoras que atuam na cidade.

Os investigados chegaram a ser levados à delegacia, mas foram liberados em seguida. Paralelamente, a Prefeitura afastou preventivamente mais 25 servidores ligados à pasta.

Desvios se estenderiam por quase duas décadas

De acordo com os investigadores, as fraudes teriam ocorrido ao longo de quase 20 anos. A administração de Guti então determinou a revisão de todos os processos relacionados ao setor imobiliário e tributário da cidade.

O secretário da Fazenda destacou a gravidade da situação ao anunciar, na época, o acúmulo de milhares de processos com indícios de irregularidade. “Os processos inexplicavelmente estão parados há 5, 10, 18 anos e tomamos algumas medidas pra tentar fazer esse fluxo voltar ao normal. Na soma total deles giram em torno de R$ 1 bilhão e 650 milhões”, afirmou Ibrahim El Kadi.

Gestão Guti recuperou arrecadação

Com a adoção de medidas de controle interno e regularização dos processos, a arrecadação municipal começou a subir. Em 2024, Guarulhos arrecadou R$ 590 milhões. Para 2025, a previsão é superar R$ 600 milhões.

O foco das investigações segue voltado à identificação das empresas que se beneficiaram das fraudes e à responsabilidade de cada servidor envolvido.

Servidores Públicos corrupção operação policial Guarulhos DESVIO DE VERBAS Guti Investigação polícia civil Ministério Público fraude fiscal mandados de busca Secretaria da Fazenda setor imobiliário Ibrahim El Kadi arrecadação municipal

Leia também