Trânsito

No Dia Mundial Sem Carro, SP destaca redução de 1 milhão de toneladas de CO₂ com uso do transporte coletivo

Ações do Metrô e da CPTM contribuem para diminuir impactos ambientais.

Dados são lembrados no Dia Mundial Sem Carro, reforçando práticas de baixo carbono - Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Gabriela Nogueira Publicado em 22/09/2025, às 15h31

No âmbito de suas operações, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem integrado a sustentabilidade como um dos principais pilares de seu planejamento estratégico, refletindo assim um compromisso com os objetivos globais de preservação ambiental.

Em consonância com as comemorações do Dia Mundial Sem Carro, que ocorreu na última segunda-feira (22), a Secretaria dos Transportes Metropolitanos ressaltou o impacto positivo das iniciativas sustentáveis promovidas pela CPTM e pelo Metrô. Ambas as empresas têm investido em práticas que favorecem o uso de energias limpas, contribuindo para a diminuição da pegada de carbono e para uma mobilidade mais sustentável.

O sistema metroferroviário é inteiramente alimentado por energia elétrica, o que elimina a necessidade de combustíveis fósseis, comumente utilizados em veículos automotores. Esta transição modal se configura como uma estratégia crucial para a redução da emissão de poluentes no ambiente.

De acordo com os planos estabelecidos pela CPTM, a promoção da sustentabilidade é parte fundamental do seu modelo de negócios, visando a ecoeficiência e uma economia de baixo carbono. Até 2025, a companhia planeja implementar um Sistema de Gestão Energético e conduzir estudos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Com um investimento previsto de aproximadamente R$ 1,5 milhão, as ações incluem a modernização de lâmpadas, sistemas de climatização e a instalação de uma usina fotovoltaica na Estação Engenheiro Goulart. Em 2022, as operações da CPTM resultaram na redução de 517 mil toneladas de CO2 emitidas na atmosfera e geraram benefícios sociais estimados em R$ 9,36 bilhões.

No que tange ao Metrô, em 2024 foi evitada a emissão líquida de 625 mil toneladas de CO₂ equivalente, demonstrando sua contribuição significativa para a diminuição dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Para cada tonelada de CO₂ gerada durante as operações dos trens, aproximadamente 29 toneladas deixaram de ser emitidas, consolidando assim seu papel vital em um futuro sustentável.

A operação do Metrô também trouxe ganhos expressivos para a população, totalizando 556.834.000 horas economizadas em deslocamentos e contribuindo para a segurança nas vias urbanas ao evitar cerca de 3 mil acidentes. Os benefícios sociais alcançados pela rede metroviária em 2024 somaram R$ 14,88 bilhões, decorrentes não apenas da redução do tempo das viagens e do consumo evitado de combustíveis — equivalente a 309,8 milhões de litros — mas também da diminuição das emissões atmosféricas.

O Dia Mundial Sem Carro visa promover uma reflexão acerca do uso excessivo dos automóveis e seus impactos sociais e ambientais. A proposta é que os cidadãos busquem alternativas sustentáveis para suas locomoções, como o transporte sobre trilhos oferecido pela CPTM e pelo Metrô.

Além disso, vale destacar que nos finais de semana e feriados os passageiros podem levar suas bicicletas no Metrô e na CPTM sem restrições horárias. Para bicicletas elétricas, há a exigência de que suas dimensões sejam semelhantes às bicicletas convencionais. Durante os dias úteis, o embarque é permitido entre 10h e 16h e após as 21h até o encerramento das operações. O transporte das bicicletas deve ser feito no último carro do trem, limitado a quatro por viagem.

sustentabilidade transporte CPTM MOBILIDADE metrô Dia mundial sem carro

Leia também