RECUPERAÇÃO

Mulher dada como morta após atropelamento deixa UTI

Fernanda Cristina Policarpo recebeu alta médica nesta quinta-feira (5), após se recuperar de um atropelamento em Bauru, no qual chegou a ser declarada morta ainda no local do acidente

Mulher dada como morta após atropelamento deixa UTI - Imagem: Reprodução / Redes Sociais

William Oliveira Publicado em 06/02/2026, às 13h00

Fernanda Cristina Policarpo recebeu alta médica do Hospital de Base de Bauru (HBB) nesta quinta-feira (5), após permanecer 19 dias internada por causa de um atropelamento ocorrido na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Bauru, no interior de São Paulo. Do total de dias hospitalizada, nove foram em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A mulher foi atropelada no dia 18 de janeiro, quando atravessava a rodovia. No atendimento inicial, uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a declarar o óbito da vítima ainda no local do acidente. Pouco depois, no entanto, outro médico, ligado à concessionária que administra a via, identificou sinais vitais e iniciou manobras de reanimação, conseguindo salvá-la antes da remoção ao hospital.

De acordo com registro da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o condutor de uma SUV trafegava pela faixa de rolamento quando Fernanda entrou repentinamente na pista. O motorista afirmou que não teve tempo de frear ou desviar, o que resultou no atropelamento. Ele permaneceu no local, prestou socorro e testou negativo para ingestão de álcool.

Após ser socorrida, Fernanda foi levada ao Pronto-Socorro Central de Bauru e, posteriormente, transferida para o Hospital de Base, onde permaneceu internada em estado grave, com politraumatismo e múltiplos ferimentos. O quadro clínico foi considerado complexo pela equipe médica, mas evoluiu de forma positiva ao longo das semanas.

Com a alta hospitalar, a paciente retorna para casa, onde seguirá em acompanhamento médico. Em nota, o Hospital de Base de Bauru celebrou a recuperação da mulher. A saída foi marcada por aplausos e emoção, com um corredor humano formado por profissionais que acompanharam o tratamento.

“A equipe deseja que Fernanda revigore suas energias, siga em recuperação e tenha uma vida plena e feliz”, destacou a unidade.

A médica do Samu que declarou o óbito foi afastada preventivamente, enquanto a Prefeitura de Bauru instaurou sindicância para apurar o atendimento. O caso também é analisado pela Polícia Civil e por conselhos médicos. O atropelamento foi registrado como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.

Interior de São Paulo atropelamento RECUPERAÇÃO UTI BAURU ERRO MÉDICO ALTA HOSPITALAR Investigação polícia civil Reanimação Hospital de Base samú ar tesp politrauma rodovia sp-294

Leia também