ALERTA

Metrô vira abrigo para enfrentar frio extremo em SP

Temperaturas em São Paulo não devem ultrapassar 17°C, com mínima de 13°C e possibilidade de chuviscos leves

Abrigo temporário na estação Pedro II - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Rovena Rosa

William Oliveira Publicado em 10/06/2025, às 08h46

Uma diminuição nas temperaturas, variando entre 3°C e 5°C em todo o estado de São Paulo, foi oficialmente anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que classifica a mudança como um risco leve à saúde. O alerta, emitido na última terça-feira (10), permanecerá ativo até quarta-feira (11) e é causado pela atuação de uma massa de ar frio de origem polar, que afeta principalmente a região leste do estado.

Condições climáticas para terça-feira (10)

O dia será predominantemente nublado, com algumas aberturas ocasionais de sol. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 17°C, enquanto a umidade relativa do ar ficará em torno de 70%. O céu permanecerá encoberto ao longo do dia, com possibilidade de chuviscos leves. A mínima será registrada durante a noite, com os termômetros marcando 13°C — embora a sensação térmica possa ser ainda mais baixa.

Previsão para quarta-feira (11)

Na quarta-feira, o frio persistirá desde as primeiras horas da manhã. A previsão aponta para céu fechado e chuviscos ao longo do dia. A temperatura mínima será registrada à noite, com cerca de 11°C, e a máxima não deve passar dos 16°C.

Apoio aos mais vulneráveis

Em resposta às baixas temperaturas, a Defesa Civil reativou um abrigo emergencial na estação Pedro II do Metrô, no centro da capital. O espaço funcionará entre esta terça-feira e o próximo sábado (14), período em que as mínimas devem ficar abaixo dos 10°C.

Segundo a Defesa Civil, o abrigo estará aberto diariamente das 19h às 22h e terá capacidade para acolher até 100 pessoas por noite. A estrutura atende pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, oferecendo jantar pelo programa Bom Prato, café da manhã e doações de roupas. Animais de estimação também são aceitos no local.

DEFESA CIVIL Inmet previsão do tempo FRENTE FRIA São Paulo massa polar população vulnerável Umidade do ar frio intenso sensação térmica abrigo emergencial temperatura mínima estação Pedro II programa Bom Prato chuviscos

Leia também