VIOLÊNCIA

Médico é demitido após agredir paciente em Diadema

A Secretaria de Saúde de Diadema repudiou a conduta do médico e anunciou sua demissão imediata após o incidente

Médico é demitido após agredir paciente em Diadema - Imagem: Reprodução

William Oliveira Publicado em 24/02/2025, às 09h07

Na última sexta-feira (21), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Grande São Paulo foi palco de um incidente preocupante, envolvendo pacientes e um médico que chegou para atender demonstrando claros sinais de embriaguez. O profissional, que se atrasou por três horas, gerou revolta entre as mulheres que aguardavam para realizar exames de ultrassom.

Os atendimentos estavam agendados para começar às 7h da manhã, e mais de 15 pacientes estavam presentes, muitas delas esperando há meses pela consulta. No entanto, o médico só chegou às 10h, sem fornecer qualquer justificativa para o atraso. Testemunhas relataram que ele tinha dificuldades de locomoção e equilíbrio ao entrar na unidade.

Diante da situação, várias mulheres expressaram receio de serem atendidas por ele. A supervisora da unidade, junto com uma assistente do médico, sugeriu reagendar os exames. Contudo, a maioria das pacientes se opôs à proposta devido à longa espera que já haviam enfrentado.

A primeira paciente a ser atendida saiu do consultório visivelmente abalada, relatando ter sido tratada com grosseria e desrespeito. Ao ouvir a reclamação, o médico reagiu de forma agressiva, elevando a voz e apontando o dedo para o rosto da paciente. Uma outra mulher tentou intervir em defesa da colega e foi agredida pelo médico durante a altercação.

A Secretaria de Saúde de Diadema se manifestou rapidamente sobre o ocorrido. Em nota oficial, a entidade repudiou a conduta do profissional, afirmando que suas ações "fere os princípios básicos de respeito e dignidade que devem pautar as relações no ambiente de saúde". A secretaria anunciou a demissão imediata do médico após a denúncia do caso.

A Secretaria também ressaltou a importância de que todos os trabalhadores da área da saúde mantenham um comportamento ético e respeitoso no exercício de suas funções.

"É fundamental que todos os trabalhadores da área sejam constantemente lembrados da importância de manter um comportamento ético, respeitoso e humano no exercício de suas funções. O papel do médico vai além da técnica; envolve uma relação de confiança e respeito mútuo que deve ser cultivada e defendida. Que situações como essa não se repitam", concluiu a nota.
Agressão DEMISSÃO PACIENTES Médico ATRASO embriaguez UBS diadema DESRESPEITO Secretaria de Saúde ultrassom grosseria

Leia também