Além das refeições, Bom Prato colabora com abrigo, fornecendo marmitas e café da manhã para acolhidos em situação de vulnerabilidade
Gabriela Nogueira Publicado em 25/09/2025, às 17h17
No início de julho, o Governo do Estado de São Paulo lançou o projeto-piloto Bom Prato Inverno, abrangendo sete restaurantes do programa. Com o objetivo de oferecer caldos quentes e nutritivos à população em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa rapidamente conquistou a preferência dos frequentadores.
Em resposta às temperaturas mais baixas do inverno, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) implementou, este ano, a ação que funcionou entre 7 de julho e 22 de setembro, como parte da Operação Inverno 2025. Durante esse período, foram servidos impressionantes 1,1 milhão de caldos em diversas regiões do estado, demonstrando o impacto positivo da ação.
O sucesso inicial levou à expansão do projeto para incluir as outras 57 unidades fixas e quatro refeitórios que oferecem jantar, totalizando assim 64 restaurantes atendendo à demanda por refeições quentes nos dias frios.
A secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, destacou a importância da iniciativa: "O Bom Prato Inverno mostrou que é possível unir segurança alimentar e acolhimento em um momento em que a população mais precisa. A entrega de mais de 1 milhão de caldos reforça a importância do programa como política pública que vai muito além da refeição: é cuidado, dignidade e proximidade com quem enfrenta os dias mais frios em situação de vulnerabilidade".
Além das refeições quentes e nutritivas, o Programa Bom Prato prioriza o acolhimento dos usuários. Para isso, os restaurantes participantes abriram seus salões, permitindo que os frequentadores desfrutassem das refeições em um ambiente mais confortável durante as temperaturas amenas.
Jorge Teixeira, um frequentador assíduo do Bom Prato na Rua 25 de Março, expressou sua satisfação: "Uma delícia! Essa sopinha quente vai deixar saudades." O aposentado de 65 anos frequenta a unidade há três anos e se tornou um fiel visitante desde o início da ação.
Durante o inverno, o Programa Bom Prato também colabora com o Abrigo Solidário da Defesa Civil, fornecendo 130 marmitas diárias para os acolhidos. No dia seguinte, estes recebem um ticket para um café da manhã gratuito na unidade da Rua 25 de Março.