Falha no monotrilho

Linha 17-Ouro é paralisada após falha e reforça instabilidade na operação em SP

Problema no sistema de sinalização interrompeu circulação; serviço foi retomado após quase duas horas

Prometida para a Copa do Mundo de 2014, a Linha 17-Ouro foi entregue com mais de uma década de atraso, mas melhorias são esperadas - Imagem: Divulgação/Governo de SP

Letícia Sales Publicado em 24/04/2026, às 14h29

A operação da Linha 17-Ouro do monotrilho de São Paulo foi interrompida na manhã desta sexta-feira (20) após uma falha no sistema de sinalização. O serviço, inaugurado há menos de um mês, precisou ser suspenso temporariamente, evidenciando dificuldades na fase inicial de funcionamento.

Segundo o Metrô, a interrupção ocorreu por volta das 10h, quando foi necessário acionar o sistema Paese, com ônibus gratuitos para atender os passageiros no trajeto entre a estação Morumbi e o Aeroporto de Congonhas. Em nota, a companhia informou: “A Companhia lamenta o transtorno ao passageiro e esclarece que os técnicos da manutenção trabalham para solucionar o problema e iniciar a operação dos trens.”

A circulação foi restabelecida às 11h50, após a atuação das equipes técnicas.

Esta é a segunda falha registrada desde a inauguração da linha. Na última segunda-feira (20), uma pane na alimentação elétrica já havia impedido a circulação dos trens, na véspera do feriado de Tiradentes.

Atualmente, a Linha 17-Ouro opera em caráter experimental, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. O período reduzido tem como objetivo permitir ajustes técnicos e garantir maior estabilidade ao sistema.

Prometida inicialmente para a Copa do Mundo de 2014, a linha foi entregue com mais de uma década de atraso. A expectativa é que novas integrações e a ampliação da frota contribuam para melhorar o funcionamento nos próximos meses

Monotrilho ALIMENTAÇÃO AEROPORTO ATRASO MORUMBI SINALIZAÇÃO São Paulo metrô paese pane Linha 17-Ouro

Leia também