Sistema recém-inaugurado acumula paralisações e enfrenta terceira ocorrência em menos de um mês
Letícia Sales Publicado em 27/04/2026, às 12h49
A Linha 17-Ouro do Monotrilho, na zona sul de São Paulo, voltou a apresentar problemas na manhã desta segunda-feira (27), menos de um mês após sua inauguração. Desta vez, a circulação dos trens foi interrompida por conta do furto de cabos, que afetou o sistema de sinalização da via.
Segundo o Metrô, os trens deixaram de operar entre as estações Morumbi e Campo Belo das 10h às 11h05. A linha segue em fase de operação assistida, período de testes que dura 90 dias desde a abertura ao público, realizada em 31 de março.
Para reduzir os impactos aos passageiros, ônibus gratuitos do sistema Paese foram disponibilizados ao longo do trajeto, atendendo usuários entre as estações e o Aeroporto de Congonhas.
Em nota, a companhia informou: “O Metrô informa que trabalha em conjunto com as autoridades para esclarecer o caso. A Companhia também está em tratativas com a Secretaria de Segurança Pública para definir ações para coibir essa prática”.
A nova interrupção marca a terceira falha registrada na linha desde sua inauguração. Na última sexta-feira (24), o serviço já havia sido paralisado por problemas na sinalização. Antes disso, na segunda-feira (20), uma falha elétrica também suspendeu a operação por cerca de duas horas.
Além do monotrilho, outro problema no transporte sobre trilhos foi registrado na capital. A Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, teve a circulação afetada após o descarrilamento de um trem nas proximidades da estação Berrini. O serviço foi normalizado por volta das 6h35.
As recorrentes falhas reacendem o debate sobre a confiabilidade do sistema recém-inaugurado e os desafios operacionais enfrentados nas primeiras semanas de funcionamento.