Escassez de Chuva

Governo declara situação de emergência na cidade de Barretos devido à falta de água

Mais de 122 mil habitantes enfrentam uma grave crise hídrica desde maio

Governo declara situação de emergência na cidade de Barretos devido à falta de água - Imagem: Reprodução / EPTV

William Oliveira Publicado em 26/09/2024, às 14h08

Sem chuva há quase quatro meses, a cidade de Barretos, no interior de São Paulo, teve o decreto de situação de emergência e estado de calamidade pública declarado pelo governo estadual nesta quinta-feira (26). Aproximadamente 122 mil habitantes do município enfrentam uma grave crise hídrica desde maio.

De acordo com a prefeitura, até o momento, alguns bairros ficaram sem água por mais de cinco dias, e o abastecimento à população está próximo de entrar em colapso. O abastecimento em Barretos depende de dois pontos de captação de água da chuva: os córregos Pitangueiras e Aleixo.

Entretanto, desde julho, a cidade está com racionamento parcial de água. A Defesa Civil de São Paulo já enviou mais de 15 mil litros de água potável para serem distribuídos a escolas e hospitais.

A prefeitura ainda convocou voluntários para realizar campanhas de arrecadação de recursos e prestar assistência à população afetada. Caso necessário, o governo autorizou que autoridades estão autorizadas a desocupar imóveis em benefício público.

Municípios DEFESA CIVIL SECA VOLUNTÁRIOS CALAMIDADE BARRETOS CAPTAÇÃO RACIONAMENTO ASSISTÊNCIA Emergência ÁGUA crise hídrica

Leia também