CONCESSÃO

Governo de SP formaliza concessão da Raposo Tavares

O governo de São Paulo firmou o contrato com a Ecovias para gestão da rodovia por 30 anos, com investimento de R$ 2,19 bilhões.

Trecho da Rodovia Raposo Tavares em Sorocaba - Imagem: Reprodução / Wikipédia

William Oliveira Publicado em 18/03/2025, às 08h00

O governo do estado de São Paulo oficializou a concessão da Rodovia Raposo Tavares ao firmar contrato com a Ecovias, conforme anunciado na última segunda-feira (17) pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI).

O leilão, realizado no fim de 2024, resultou na arrematação da rodovia pela empresa por R$ 2,19 bilhões. O acordo prevê a gestão privada da via por 30 anos.

A Raposo Tavares é um importante corredor que liga a zona oeste da capital à região metropolitana, abrangendo 10 municípios: Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.

O contrato inclui investimentos na infraestrutura da rodovia, com duplicação de trechos, novas faixas e vias marginais, além de melhorias estruturais, instalação de passarelas e pontos de ônibus.

Um pedágio será implantado no km 11, na região do Butantã. O projeto prevê ainda a construção de pistas marginais, intervenções para reduzir acidentes, 50 quilômetros de novas faixas no trecho urbano e 20 quilômetros de quartas faixas para ampliar a capacidade viária. Também estão planejados um túnel na entrada de São Paulo em direção à Marginal Pinheiros e três viadutos para melhorar o fluxo de veículos.

Desde a aprovação da concessão, o governo tem feito ajustes no projeto, incluindo ciclovias e alterações em novas vias e viadutos. As mudanças atendem parte das reivindicações do movimento "Nova Raposo Não", que se opõe à concessão. Segundo a SPI, mais de 60% das demandas apresentadas em audiências públicas de abril de 2024 foram contempladas.

Governo Investimentos CONCESSÃO TÚNEL audiências RAPOSO TAVARES DUPLICAÇÃO PEDÁGIO VIADUTOS CICLOVIA Ecovias marginais

Leia também