Alerta Máximo

Frente fria ajuda a dissipar a fumaça das queimadas em Ribeirão Preto

Chuvas intensas ajudaram a limpar a atmosfera paulista

Frente fria ajuda a dissipar a fumaça das queimadas em Ribeirão Preto - Imagem: Reprodução / X / @betaloe

William Oliveira Publicado em 25/08/2024, às 15h00

Neste domingo (25), Ribeirão Preto, uma das regiões mais afetadas pelos incêndios que ocorrem em todo o estado paulista, amanheceu com a fumaça sendo dissipada pela chuva, como consequência da forte frente fria que chegou a São Paulo.

A frente fria provocou chuvas intensas que ajudaram a limpar a atmosfera paulista, após inúmeras queimadas que atingiram o interior do estado.

De acordo com o meteorologista Guilherme Borges, do Climatempo, a frente fria trouxe “temperaturas mais frescas que ajudam na não propagação das queimadas”.

“A água da chuva limpa a atmosfera e joga a fuligem da fumaça das queimadas para o solo”, afirmou Guilherme.

Com a mudança drástica da temperatura, os voos do aeroporto estadual Doutor Leite Lopes retornaram após uma suspensão de mais de três horas. O aeroporto não estava realizando pousos e nem decolagens desde às 6h30.

Segundo a Rede VOA, concessionária do aeroporto, os pousos e decolagens haviam sido suspensos devido à baixa visibilidade no local, em decorrência da fumaça das queimadas. 

De acordo com o monitoramento realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), ao todo 46 cidades paulistas estão com alerta máximo para queimadas, e 21 enfrentam focos ativos de incêndio devido à onda de calor que afeta todo o estado.

Veja a lista de cidades paulistas com alerta máximo:

Ribeirão Preto Queimadas ESTADO FRENTE FRIA CGE São Paulo incêndios

Leia também