Aliados de Tarcísio veem avanço de Flávio Bolsonaro como oportunidade para autonomia política e foco na gestão estadual
Redação Publicado em 21/12/2025, às 08h55
Aliados do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) avaliam que o avanço da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República abre espaço para que o chefe do Executivo paulista desenvolva um projeto político com maior autonomia nos próximos anos.
Segundo fontes, após um primeiro mandato marcado por especulações sobre uma eventual candidatura presidencial, Tarcísio tende a concentrar seus esforços na gestão estadual e na consolidação de uma possível reeleição em 2026. Em um eventual segundo mandato, o governador teria mais margem para estruturar um projeto nacional com vistas a 2030.
De acordo com interlocutores próximos, a expectativa é de que a eleição estadual transcorra de forma competitiva, permitindo que o governador siga com foco na administração e no fortalecimento de sua imagem como gestor público.
“O objetivo é dar continuidade ao trabalho em São Paulo, consolidar resultados e concluir esse ciclo administrativo”, afirmou um auxiliar do governo estadual.
Nos bastidores, aliados avaliam que a definição de Flávio Bolsonaro como principal nome do campo bolsonarista reduz, neste momento, a pressão para que Tarcísio seja lançado à disputa presidencial. Esse cenário permitiria ao governador manter relações políticas mais equilibradas com diferentes forças partidárias.
Lideranças do Centrão, segundo fontes, acompanham o cenário com cautela, especialmente diante do debate nacional sobre o papel das emendas parlamentares e da atuação dos órgãos de controle.
Nesse contexto, interlocutores destacam que Tarcísio tem buscado preservar sua imagem institucional, mantendo diálogo com diferentes setores e evitando envolvimento direto em disputas nacionais antecipadas.
Outro ponto citado por aliados como sinal de maior autonomia política é a possibilidade de o governador ter mais liberdade na composição da chapa para a reeleição em 2026. Diferentemente de 2022, quando alianças partidárias tiveram peso central, a avaliação é de que o cenário atual permite maior flexibilidade na definição do vice.
Publicamente, Tarcísio tem reiterado apoio à eventual candidatura de Flávio Bolsonaro, caso ela se confirme, mas interlocutores afirmam que o governador deve manter postura discreta durante a campanha presidencial.
Em discursos recentes, Tarcísio tem reforçado que sua prioridade segue sendo o Estado de São Paulo. O governador tem destacado projetos de infraestrutura e planejamento de longo prazo como parte central de sua atuação.
Em eventos oficiais, ele afirmou que a condução de obras estruturantes e investimentos com horizonte até o fim da década refletem um compromisso com a continuidade administrativa.
“Nosso projeto é São Paulo. Sempre foi e continua sendo. O foco é entregar resultados e planejar o futuro do estado”, declarou o governador durante agenda recente.
Ao apresentar um balanço da gestão, Tarcísio também ressaltou a importância de investimentos com impacto de longo prazo, destacando que o planejamento estadual considera ciclos que ultrapassam mandatos.