Reajuste Monetário

Deputados de SP receberão aumento salarial em 2025

Reajuste dos parlamentares da Alesp foi deliberado em dezembro de 2022, quando foi aprovada uma atualização de 37,3%, a ser implementada de forma escalonada ao longo do tempo

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Fernando Frazão

William Oliveira Publicado em 09/01/2025, às 08h29

Os deputados estaduais de São Paulo passarão a receber um salário bruto mensal de R$ 34,7 mil, o que representa um incremento de aproximadamente R$ 200 em relação ao salário do governador Tarcísio de Freitas, que é de R$ 34,5 mil. Anteriormente, os parlamentares recebiam R$ 33 mil por mês.

A responsabilidade pela proposta de reajuste nos salários dos servidores públicos estaduais é da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), conforme destacado pelo governo estadual.

De acordo com a Constituição, os deputados estaduais têm a prerrogativa de receber até 75% do salário dos deputados federais. A partir de fevereiro, os vencimentos dos deputados federais estarão fixados em R$ 46,3 mil.

O aumento salarial dos parlamentares da Alesp foi decidido em dezembro de 2022, quando foi aprovado um reajuste de 37,3%, a ser implementado gradativamente. Até então, os deputados mantinham o mesmo salário desde 2016, de R$ 25,3 mil. Na ocasião da aprovação, justificaram que o novo valor ainda era inferior à inflação acumulada no período em que os salários permaneceram congelados.

Os deputados definiram um cronograma com quatro aumentos salariais programados entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2025:

Além disso, em 2022, ao assumir o cargo de governador, Tarcísio teve um aumento de 50% em seu salário aprovado. 

Inflação ALESP salário reajuste AUMENTO GOVERNADOR DEPUTADOS CRONOGRAMA Tarcísio Vencimentos

Leia também