INCÊNDIO

Chamas atingem Faculdade de Direito da USP

Nesta quinta-feira (26), um incêndio no Palácio do Comércio começou no mezanino e foi controlado após duas horas de trabalho dos bombeiros

chamas-atingem-faculdade-de-direito-da-usp - Imagem: Reprodução / Redes Sociais

William Oliveira Publicado em 27/02/2026, às 07h00

Um incêndio atingiu, na noite de quinta-feira (26), um prédio histórico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), localizado no Largo São Francisco, na região da , centro da capital paulista. Apesar do susto, ninguém ficou ferido e, segundo o Corpo de Bombeiros, a estrutura do imóvel não foi comprometida.

O fogo começou por volta das 22h20 no mezanino do edifício conhecido como Palácio do Comércio, fundado em 1908 e tombado como patrimônio cultural. As chamas atingiram o terceiro andar, onde fica um mezanino, e foram controladas após cerca de duas horas de trabalho das equipes de emergência.

Por volta das 5h desta sexta-feira (27), um novo foco de incêndio surgiu no segundo andar do prédio, exigindo o retorno dos bombeiros ao local. O pavimento atingido é utilizado apenas para aulas esporádicas e eventos e, segundo a universidade, continha apenas cadeiras.

A administração da USP questionou o fato de as equipes terem deixado o local antes do surgimento do segundo foco. O Corpo de Bombeiros, no entanto, informou que se tratam de duas ocorrências distintas. De acordo com a corporação, o primeiro incêndio ocorreu no teto e pode ter sido causado por um equipamento de ar-condicionado. Já o segundo foco teve início no piso do edifício.

A universidade informou que não havia acervo histórico na área atingida. Como medida de segurança, parte do prédio foi interditada para a realização de um laudo técnico.

A Defesa Civil e a Polícia Civil foram acionadas e acompanham o caso. As aulas seguem normalmente no prédio histórico e também no edifício Dalmo Dallari.

USP Incêndio DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS Investigação Centro de São Paulo faculdade de direito Ar-condicionado Patrimônio Cultural Largo São Francisco Palácio do Comércio prédio histórico fogo em universidade interdição parcial

Leia também