Colisão evitada

Carro é atingido por trem após pane em passagem de nível no interior de SP

Ocupantes escapam ilesos após abandonar veículo preso nos trilhos em Itirapina

Após o acidente, a circulação ferroviária foi retomada rapidamente, destacando a importância do respeito às sinalizações - Imagem: Reprodução

Letícia Sales Publicado em 20/04/2026, às 14h37

Um carro foi atingido por um trem na tarde de domingo (19), em uma passagem de nível em Itirapina, no interior de São Paulo, após apresentar falha mecânica enquanto atravessava os trilhos. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido.

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento do incidente. Por volta do meio-dia, dois veículos atravessavam a linha férrea quando o primeiro reduziu a velocidade. O carro que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira. Com a colisão, o segundo automóvel parou de funcionar e ficou imobilizado exatamente sobre os trilhos.

O motorista e uma passageira conseguiram sair rapidamente do veículo antes da aproximação do trem. Com a ajuda de outro condutor, o homem ainda tentou empurrar o carro para fora da linha, mas não houve tempo suficiente para evitar a colisão.

Segundo a Rumo Logística, concessionária responsável pela ferrovia, o maquinista seguiu todos os protocolos de segurança. Em nota, a empresa informou: “o maquinista seguiu os protocolos de segurança, incluindo o acionamento da buzina e dos freios de emergência, mas, devido ao peso do trem, não conseguiu evitar a batida”.

Após o atendimento da ocorrência, a circulação ferroviária foi retomada em menos de 30 minutos. A concessionária reforçou a importância do respeito à sinalização em passagens de nível, destacando que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre dos trens.

carro Segurança CIRCULAÇÃO passagem COLISÃO PROTOCOLOS São Paulo código Buzina

Leia também