Trecho segue interditado para destombamento e retirada do veículo
Gabriela Nogueira Publicado em 01/02/2026, às 11h29
Uma carreta carregada com destilado de petróleo tombou e pegou fogo na madrugada deste sábado (31) na Rodovia dos Bandeirantes, em Sumaré, no interior de São Paulo. Apesar da gravidade da ocorrência, o motorista não sofreu ferimentos.
O acidente aconteceu por volta das 2h, na altura do km 123 da via. Segundo informações apuradas, o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e avançou sobre o gramado lateral da rodovia, onde o veículo acabou tombando sobre um talude.
Horas depois do tombamento, a carga transportada começou a vazar, mobilizando equipes de emergência e órgãos responsáveis pelo controle ambiental e pela segurança viária. O vazamento foi contido ainda durante a madrugada, mas, por volta das 4h, a carreta entrou em combustão, dando início a um incêndio de grandes proporções.
O fogo só foi totalmente controlado no início da tarde, por volta das 15h45, após um longo trabalho do Corpo de Bombeiros e de equipes especializadas. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo informou que não houve registro de vítimas.
Por conta do risco e da complexidade da operação, o trecho da Rodovia dos Bandeirantes permanece interditado entre os quilômetros 103 e 122,7. Todas as faixas e o acostamento seguem bloqueados enquanto ocorre o destombamento da carreta e a retirada completa do veículo e dos resíduos da carga.
A concessionária que administra a rodovia orienta os motoristas a evitarem a região e utilizarem rotas alternativas até a liberação total da pista. As causas do acidente ainda serão apuradas.