Reajuste das tarifas

Bilhete Único vira estratégia contra tarifa mais cara

Créditos comprados até segunda mantêm tarifa de R$ 5 por seis meses

Tarifa sobe na terça e recarga antecipada mantém preço antigo. - Imagem: Reprodução.

Erika Osti Publicado em 04/01/2026, às 16h13

Os usuários do transporte público da capital paulista têm até às 23h59 desta segunda-feira, 5 de janeiro, para recarregar o Bilhete Único e garantir a tarifa de R$ 5 nos ônibus por até seis meses. A partir de terça-feira, (6), o reajuste entra em vigor e a passagem sobe para R$ 5,30.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, cada passageiro pode carregar até R$ 500, o equivalente a 100 viagens, e utilizar os créditos pelo preço antigo até julho. Após esse período, o sistema passa a debitar automaticamente o novo valor.

O aumento foi anunciado em 29 de dezembro pelo prefeito Ricardo Nunes e representa alta de 6%, acima da inflação acumulada de 3,9% medida pelo IPCA. A tarifa estava congelada em R$ 5 desde janeiro de 2025.

Além dos ônibus municipais, o reajuste também atinge os transportes sobre trilhos. A partir de terça-feira, as passagens de metrô e trens sobem de R$ 5,20 para R$ 5,40, conforme a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Para quem depende diariamente do transporte público, a possibilidade de segurar o preço antigo por alguns meses é vista como um alívio temporário diante do custo crescente da mobilidade na cidade.

transporte reajuste TARIFA São Paulo bilhete único R$ 5 créditos

Leia também