Tragédia Ambiental

Após temporal, peixes aparecem mortos no Parque da Aclimação

Condições do ecossistema aquático foram alteradas, comprometendo a vida no lago após chuvas que arrastaram resíduos

Peixes mortos em lago no Parque da Aclimação - Imagem: Reprodução / Abraão Cruz / TV Globo

William Oliveira Publicado em 26/09/2025, às 08h00

Na manhã desta quinta-feira (25), o lago do Parque da Aclimação, localizado na Zona Sul de São Paulo, foi encontrado com uma grande quantidade de peixes mortos. A equipe responsável pela manutenção trabalhou durante a tarde para realizar a limpeza da área afetada.

De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o lago exerce um papel essencial como sistema de contenção e drenagem das águas pluviais, ajudando a prevenir enchentes na região. No entanto, após as fortes chuvas que atingiram a cidade na última segunda-feira (22), as condições do ecossistema aquático foram drasticamente alteradas, resultando na morte dos peixes.

Segundo a Secretaria, o alto volume de precipitação arrastou uma grande quantidade de resíduos para dentro do lago, comprometendo as propriedades físicas e químicas da água e tornando o ambiente inviável para a vida aquática.

Em resposta à ocorrência, a Sabesp foi acionada para realizar análises da qualidade da água. Além disso, foram instaladas barreiras para impedir a entrada de novas fontes de poluição, buscando preservar o ecossistema em episódios futuros de chuva intensa.

Resíduos CONTAMINAÇÃO ENCHENTES LAGO SABESP POLUIÇÃO ZONA SUL PEIXES MORTOS São Paulo chuvas fortes ecossistema Parque da Aclimação Secretaria do Verde e Meio Ambiente

Leia também