"Chega de mamata": manifestantes invadem sede do Itaú na Faria Lima em protesto por taxação dos super ricos

Movimento pede reforma tributária com foco na taxação de grandes fortunas para combater desigualdades no Brasil

Ato cobra fim de privilégios fiscais e pede justiça tributária - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Lívia Gennari Publicado em 03/07/2025, às 12h22

Militantes da Frente Povo Sem Medo e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) invadiram, na manhã desta quinta-feira (3), a sede do banco Itaú, localizada na Avenida Faria Lima, importante centro financeiro da capital paulista. Os manifestantes cobram justiça tributária e a taxação dos super ricos no Brasil.

Com faixas e cartazes, os militantes reivindicaram mudanças na política fiscal do país, com foco na taxação de grandes fortunas, lucros e dividendos. Um dos cartazes expostos afirmava: “É hora do milionário pagar imposto”.

O grupo proferiu palavras de ordem afirmando que “o povo não pode continuar pagando a conta” enquanto os mais ricos permanecem isentos de impostos sobre suas fortunas.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostram o momento em que o grupo ocupa o prédio, com gritos e mensagens exigindo que o sistema tributário seja mais justo e contribua para a redução das desigualdades sociais no país.

De acordo com os manifestantes, os donos do Itaú, responsáveis pela compra do edifício-sede por R$ 1,5 bilhão, representam um exemplo da concentração de riqueza no Brasil. Eles afirmam que, enquanto grandes empresários e bancos pagam menos impostos, a maioria da população enfrenta dificuldades para arcar com despesas básicas como moradia e alimentação.

“O sistema é cruel com quem tem pouco e generoso com quem tem demais”, diz um trecho do comunicado divulgado pelo MTST nas redes sociais. “No Brasil, taxar os super ricos é crucial para reduzir a desigualdade. São lucros e dividendos que seguem intocados, enquanto a maioria trabalha muito e paga caro por tudo.”

O protesto faz parte de uma série de mobilizações que defendem uma reforma tributária mais progressiva, ou seja, que cobre proporcionalmente mais de quem possui maior capacidade financeira.

Além das reivindicações imediatas, o grupo deixou clara a intenção de ampliar as ações.

“Nossa ocupação na sede do Itaú em São Paulo é só o começo. Chega de um Brasil para poucos, é hora de inverter a balança!", diz o MTST.

O que são os super ricos e o que significa taxá-los?

Super ricos são as pessoas que possuem uma grande quantidade de patrimônio e renda, incluindo bilionários e milionários que concentram boa parte da riqueza de um país. Eles acumulam fortunas por meio de investimentos, propriedades, lucros empresariais e outros ativos.

A taxação dos super ricos diz respeito a cobrança de impostos maiores e mais justos sobre esses indivíduos, especialmente sobre grandes fortunas, lucros, dividendos e heranças. A ideia é que, ao pagar uma parcela maior de impostos, os super ricos contribuam para reduzir as desigualdades sociais, tornando possível o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança.

Até a publicação desta matéria, o Itaú ainda não se pronunciou publicamnete sobre a ocupação.

Reforma Tributária Manifestação PROTESTO mtst Política Itaú super ricos Movimento dos trabalhadores sem teto

Leia também