Ex-técnico e pré-candidato ao Senado teve mal-estar e suspendeu agenda política por orientação médica
Letícia Sales Publicado em 20/03/2026, às 14h30
O empresário e ex-treinador de futebol Vanderlei Luxemburgo, de 73 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Palmas (TO), após ser diagnosticado com uma infecção pulmonar.
Segundo a assessoria, Luxemburgo apresentou mal-estar durante a madrugada desta quinta-feira (20) e foi encaminhado ao Hospital Medical Santa Thereza, onde passou por exames médicos.
Por orientação da equipe médica, ele foi transferido para a UTI da unidade, onde iniciou tratamento com antibioticoterapia. Em razão do quadro clínico, todas as agendas foram suspensas até sua recuperação.
A internação ocorre um dia após Luxemburgo anunciar sua pré-candidatura ao Senado pelo Tocantins, pelo partido Podemos.
Natural de Nova Iguaçu (RJ), Luxemburgo construiu uma carreira vitoriosa no futebol brasileiro. Como treinador, acumulou 48 títulos, incluindo cinco Campeonatos Brasileiros, nove Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil e a conquista da Copa América com a seleção brasileira.
Ele está afastado do futebol desde 2023, quando comandou o Sport Club Corinthians Paulista.
Luxemburgo é casado e tem três filhas. Nos últimos anos, passou a se dedicar também à vida pública, migrando para a política e articulando sua entrada em disputas eleitorais.