Roberto de Andrade diz que Corinthians vai conversar com Paulinho “no momento certo”

A possível volta do volante Paulinho ao Corinthians foi tema da entrevista coletiva de dirigentes do clube na tarde desta quinta-feira. Roberto de Andrade,

Roberto de Andrade diz que Corinthians vai conversar com Paulinho “no momento certo” -

Redação Publicado em 30/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h06

Diretor de futebol respondeu sobre a situação do volante, livre no mercado

A possível volta do volante Paulinho ao Corinthians foi tema da entrevista coletiva de dirigentes do clube na tarde desta quinta-feira. Roberto de Andrade, diretor de futebol, e Alessandro Nunes, gerente do departamento, foram questionados se já houve conversa com o jogador. Roberto tomou a palavra.

– Para aproveitar e atualizar todo mundo: nós não conversamos com o Paulinho pelo fato de que nesse campeonato não tem mais inscrição. Se for dar certo com esse jogador ou com qualquer outro, será a partir de janeiro. Podemos conversar com ele, mas não tem nada acertado por enquanto – disse Roberto de Andrade.

O dirigente, porém, garante: essa conversa vai existir.

– No momento certo, vamos falar com o Paulinho. Ele é um atleta da casa, amigo nosso, que tem relacionamento formidável conosco. Acredito que não faz nem uma semana que o Paulinho chegou ao Brasil, deixa ele cuidar das coisas dele primeiro para depois a gente sentar e conversar. Não temos pressa nenhuma, isso só vai acontecer para janeiro, estamos muito tranquilos. Deixa as coisas andarem ao natural.

Paulinho disputou quatro jogos e fez dois gols pelo Al-Ahli — Foto: Divulgação

– Quero deixar bem claro que o André Cury não tem nada a ver com o Paulinho e o Corinthians. Repito não tem negociação com o Paulinho com o André Cury envolvido. Ponto. Não perguntem mais porque essa é a verdade, não tem André Cury no negócio do Paulinho. E nunca existiu. Se ele falou, não sei por que, mais fácil vocês perguntarem a ele por que disse isso. O representante do Paulinho no Brasil é o Giuliano Bertolucci, é a única pessoa que a gente conversa por intermédio do Paulinho. Não tem outra pessoa além do Giuliano Bertolucci – completou Roberto.

Paulinho está livre no mercado, mas só poderá atuar por algum time brasileiro a partir de 2022. O volante rescindiu contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, no último dia 18, quando a janela de transferências já estava fechada. Ele ficou menos de dois meses e disputou apenas quatro jogos.

No fim da semana passada, o jogador de 33 anos retornou ao Brasil, onde treina sob supervisão de um personal trainer. Segundo o estafe de Paulinho, ainda não há nenhum acerto com o Corinthians ou alguma outra equipe. Há uma boa perspectiva de que, desta vez, ele escolha retornar ao futebol brasileiro.

Paulinho tem relação próxima com a atual direção corintiana – formada por cartolas com quem ele conviveu na passagem pelo clube – e com alguns atletas do atual elenco, como Fábio Santos e Renato Augusto.

Pelo Timão, o volante disputou 167 jogos e marcou 34 gols de 2010 a 2013, sendo campeão da Libertadores e do Mundial, em 2012, depois de ter vencido o Campeonato Brasileiro, em 2011. Ele ainda faturou o título paulista em 2013.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Roberto de Andrade e Alessandro Nunes:

Vendas de atletas (Roberto)
– Isso a gente não sabe. Às vezes tem procura de algum mercado, mas não dá pra prever se o negócio sai até dezembro. Se aparecer alguma coisa interessante para o atleta ou para o clube, estamos abertos para fazer o negócio.

Meta do Sylvinho pessoal é Libertadores? (Alessandro)
– Eu preciso ser bem objetivo contigo, por mais que você tenha individualizado para o Sylvinho. A meta não é dele, a meta é do Corinthians, é uma meta coletiva, de todos. Estamos num esporte coletivo, todo mundo tem uma parcela importante aqui dentro. Temos confiança tremenda no trabalho do professor Sylvio e de toda a comissão técnica, no Fernando Lázar, Alex, Doriva. Isso se estende para outras áreas, físicas, fisiológicas. A meta é nossa, do Corinthians, do torcedor, de um um bom trabalho, somar pontos, buscar melhor posição na tabela, evoluir tecnicamente, coletivamente, fisicamente, taticamente, na gestão… em tudo! Se estende para todas as áreas e departamentos do clube.

Situação de Danilo Avelar (Roberto)
– Ele não foi reintegrado porque não estava pronto para ir a campo. Está fazendo a recuperação, acabou de sair do departamento médico, está fazendo alguns exercícios em campo, alguns dias treina, em outros não. A situação é essa. Vamos acabar o ano e a partir de janeiro a gente vai ver o que vai acontecer.

(Alessandro) – Quando você usa a palavra reintegrado, ele nunca não esteve reintegrado. Ele não está inscrito no Campeonato Brasileiro de 2021. Isso a gente deixa bastante claro. Mas o atleta sempre esteve integrado, fazendo os trabalhos com todos do elenco. O trabalho dele é mais específico, porque ele vem de lesão, mas é um atleta que circula e tem a mesma programação que todos os nossos do elenco.

Situação contratual de reforços (Alessandro)
– Eu falo não somente do quarteto, mas dos únicos seis atletas que trouxemos nessa temporada diante de tantas saídas. O que se estende para João Pedro e Carlos Miguel é a mesma para o Renato, o Giuliano, o Róger e o Willian, todos buscando seus espaços, cada um com sua característica, buscando seu reconhecimento no futebol. Alguns com carreiras vitoriosas, outros buscando, como é o caso do Miguel e João. Mas temos as mesmas expectativas, cada um que busque espaço em campo. Trabalhamos todos com igualdade, confiança, credibilidade. Sobre a parte comercial, todos eles têm multas contratuais, essa é uma prática comum, são contratos padrões, todos bem elaborados por nosso departamento jurídico. Não só o jurídicos, mas o financeiro também. Sabemos que o regime é presidencialista, o presidente tem a caneta mais poderosa, mas pode ter certeza que esses departamentos participam efetivamente da vinda de um reforço, de um grande atleta. Departamento de marketing sendo consultado para nos dar novas ideias, que seja significativo para o torcedor. A participação de todos nos direciona a bons reforços, que foi o que aconteceu, e olha que não chegamos ao nosso principal.

Conversas com Leandro Gaciba, chefe de arbitragem da CBF (Alessandro)
– Na verdade, nós temos diálogo com bastante frequência com a CBF e todas as suas áreas, no caso você está falando propriamente da arbitragem. Buscamos fazer isso sempre, não somente nos momentos mais delicados e questionáveis. Isso é um padrão, não somente do Corinthians, mas de todos os clubes. Na minha posição, como gerente de futebol do Corinthians, estou extremamente insatisfeito com a arbitragem brasileira, principalmente com o Gaciba. E destaco um ponto somente: em todas as ocasiões, muito antes de ocorrer o erro, a gente tem conversado, busca falar com o quarto árbitro, com o trio de arbitragem, no intervalo se precisar conversar com eles iremos e assim sempre fizemos. Mas o mais difícil aceitar são sempre os erros, nunca assumir que errou, o que ocorreu, há sempre uma justificativa a um fato tão ruim, que gera perda de pontos. Falo não apenas do Corinthians, posso aqui levantar a bandeira para o torcedor inflame e a cobrança fique maior, mas não é isso, queremos só o reconhecimento quando se erra. O erro é normal do ser humano. O árbitro está sujeito com tantas decisões a tomar. Mas a gente levanta a bola do VAR, está ali para auxiliar, e em muitas ocasiões a gente entende que isso não está adequado. Mesmo com a atuação do VAR, o erro persiste e o reconhecimento não acontece. Alguém aí já mencionou isso: acaba o jogo e o treinador tem que dar coletiva, o atleta tem que falar, o dirigente dá explicações, e eu não ouço ninguém (da arbitragem) falar. Eu não ouço o Gaciba e nenhum árbitro após a partida explicar o lance. A gente podia ter um pouco mais de clareza nesses momentos, o torcedor quer entender o que ocorreu. O erro está ali, tá claro, todo mundo viu. Qual o problema de aceitar? Estou extremamente insatisfeito com a arbitragem.

Trabalho do Sylvinho (Alessandro)
– Não somente eu, também o Roberto, estamos acompanhando o trabalho do Sylvio e de toda área técnica. De muita entrega, conhecimento, no futebol precisamos deixar o imediatismo de lado, dar um pouco de tempo para os resultados chegarem e atender o que o torcedor espera e nós também. Recentemente completou 4 meses de trabalho, num período com muitas saídas e recentemente seis grandes reforços. O que nós estamos vendo e acompanhando do SYlvio é um trabalho de ajuste, construir uma equipe que teve 19 saídas entre empréstimos e saídas definitivas. Foi o primeiro jogo em que quatro reforços jogaram juntos. Nosso principal reforço ainda nem chegou, a gente está trabalhando para que isso aconteça e em breve será anunciado. Estamos a conta-gotas, expectativa é a mais especial possível. Sylvinho está trabalhando bem, esperamos que a longevidade seja grande e os resultados certamente chegarão.

Existirão mais reforços neste ano? (Roberto)
– Isso é normal, a gente e outros clubes estamos atentos para aparecer alguma oportunidade. Mas que a gente enxergue no momento não tem nada, acredito que vamos trabalhar com o mesmo número de pessoas que temos no momento até o final da temporada.

Planejamento (Roberto)
– O balanço ainda não, estamos em outubro. O balanço só é falado depois do fim do ano e apresentado em abril. O planejamento do futebol já vem sendo falado, todas as coisas necessárias, estamos conversando com a comissão técnica, tudo adequado.

Matheus Alexandre, lateral emprestado ao Coritiba sem atuar (Alessandro)
– Ele fez excelente temporada na Inter de Limeira, retornou ao clube, teve uma evolução grande com os conceitos do nosso treinador e de toda a área técnica e recebeu uma oportunidade de jogar esse fim de temporada no Coritiba, que teve a saída do lateral titular, foi uma proposta que o atleta viu como positiva pela falta de oportunidades aqui. Não necessariamente por não estar jogando o atleta está infeliz. Ele entende que é jovem, promissor, nós acreditamos nele, mas temos uma referência na posição, um atleta que dá pouquíssimas oportunidades. Nessas chances, foram utilizados Mandaca e Du Queiroz. Foi dada uma outra oportunidade para ele, que vai jogar uma outra série e, quem sabe, em 2022 estar em definitivo conosco.

Possível extensão do calendário para 2022
– O Corinthians não foi informado, nenhum clube foi na realidade. Estão discutindo, o Flamengo e Inter são os únicos dois que querem que o campeonato se prolongue, nenhum outro clube quer. A gente tem que lembrar que os atletas estão vindo desde 2020 sem férias, engataram no começo de 2021 a sequência do campeonato. 2022 terá calendário curto por conta da Copa do Mundo. Se prolonga o campeonato, não dá férias, não é justo. A melhor coisa que podia acontecer era seguir o campeonato do jeito que está, cada clube assume seu prejuízo. Eles ficam contentes quando tem jogador convocado, valoriza o atleta, tudo tem ônus e bônus. Pra prejudicar 18 clubes por causa de dois? Tem que continuar normalmente.

Renovação do Fábio Santos até o fim de 2022
– Fábio Santos tinha contrato até 31 de dezembro de 2021 e estendemos por mais um ano. É o titular da posição, entrega qualidade, potencial, tem representatividade no dia a dia, estamos felizes, assim como ele.

Corinthians bate de frente com Atlético-MG , Flamengo e Palmeiras?
– Precisa esperar nada, o maior erro de todos é subestimarem o Corinthians. Início do campeonato iria rebaixar. Agora estão perguntando se a pressão vai ser grande para classificar na Libertadores. É uma coisa ou outra, eu não entendo. Não subestime o Corinthians, se vocês não lembram, sábado passado ganhamos jogo de um dos que você falou. Descarta um, sobram dois. Jogo é jogo. Todos vocês falaram que o Atlético-MG era favorito, e o Palmeiras foi lá e se classificou. Futebol não dá para você prever, falar, antecipar, nem essas coisas que vai cair, ficar, ser campeão. Todo mundo tem mordido a língua faz tempo, tem gente aí só com um toco de língua.

Acordo com a Caixa
– Como foi divulgado pelo Duilio, até pelo Andrés na época, o último acordo que foi feito nós teríamos dois anos em que as receitas do estádio seriam 100% do clube. Estamos prestes a fazer um novo acordo com a Caixa, que está perto de ser feito, que nos próximos jogos agora a receita será 100% do clube.

.

.

.

Globo Esporte

Corinthians JOGADOR CONVERSA SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO PAULINHO

Leia também