“O esporte salva realmente pessoas de coisas ruins”, diz promotor de eventos que se desdobra para se exercitar

Um quarentão espirituoso, bom de papo e de treino também é assim que se define Mavignier Fernandes da Silva Ferro, ou apenas Nier. Sem revelar a idade, o

“O esporte salva realmente pessoas de coisas ruins”, diz promotor de eventos que se desdobra para se exercitar -

Redação Publicado em 29/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h12

Nier, como é conhecido, é organizador, dentre outras coisas, do bloco Axé Folia, de Porto Velho, e não dispensa um bom futebol

Um quarentão espirituoso, bom de papo e de treino também é assim que se define Mavignier Fernandes da Silva Ferro, ou apenas Nier. Sem revelar a idade, o promotor de eventos se diz disposto ao treinamento apesar da rotina exaustiva. Segundo ele, a hora de dormir por ser 2h, 3h da manhã, porém, durante o dia, em algum momento, ele tem que se exercitar.

– O esporte salva realmente pessoas de coisas ruins. Nós fomos agraciados com educadores físicos que cobravam o nosso desempenho esportivo. Porém, junto do desempenho do dia a dia. Principalmente respeito a família e valorização dos estudos – conta ao ge.globo/ro.

E isso, desde cedo, logo na infância, teve a oportunidade de conhecer o esporte. Assim, se desenvolveu durante toda vida.

– Minha relação com o esporte ela vem desde criança. Logo aos cinco, seis anos. Tive a oportunidade de jogar futebol de salão e campo e ter contato com professores renomados no estado. Desde o projeto Assim Nasce um Atleta, do SESC, que existe até hoje, passando pelo professor Francisco Marcos, já falecido, dentre outros educadores físicos – relembra nostalgicamente.

Nier no estúdio de Pilates — Foto: Redes Sociais

Hoje, ao mesmo tempo que pratica atividade, Nier passa por recuperação de lesão de joelho e tornozelo. Ele tem acompanhamento no Studio de Pilates V. N. Á. S., lá algo chama atenção. Além do desempenho e entrega em cada exercício, o quarentão opta pela utilização de casaco nas atividades. Segundo ele, se sente bem.

Você tem que treinar com o que você se sente bem, então o casaco ele me deixa a vontade, ele me deixa confortável
— reflete

– A ideia de se treinar com casaco é porque me sinto mais confortável. Você se sente mais à vontade. Isso é tudo questão de opção, tem gente que gosta de treinar com pouca roupa. Eu treino com casaco sempre e sempre diferente um do outro. É uma opção, uma opção que me deixa mais confortável. Não tem nenhuma relação com questões científicas. E sim, com meu bem-estar. Onde faço, me deixaram usar o adereço. Então isso também me deixou alegre, me deixou feliz. Esquenta mais um pouquinho. Você sai pingando. Transpirando muito. Isso que eu dou valor – frisou.

Nier com casaco no pilates em RO — Foto: Redes Sociais

São dois anos de recuperação e trabalho intensivo após cirurgia de ligamento cruzado anterior. E esse tratamento possibilitou Nier retornar ao futebol. A bola rolou, o “atleta” está em campo. A sensação, segundo ele, é muito boa.

A gente faz os exercícios que tem que fazer lá. Fortalecimento ou funcional para ganhar intensidade. Enfim a gente faz de tudo no Vanderlei (Nascimento). E eu não busco só o funcional por si só. Se estiver com alguma dor eu pego, utilizo lá e busco equilíbrio físico e mental. O ambiente harmonioso ajuda também.

– Eu ainda jogo futebol. Tanto futebol de salão como campo. Eu voltei muito melhor. Hoje a gente consegue desempenhar funções do meu esporte que é o futebol A minha atividade física é essa. Pra mim me traz uma qualidade de vida excepcional. Além de ser importante para a saúde mental, que é o que procuro. Temos que ter essa parte em dia. Eu busco o equilíbrio físico e mental para a gente ter o nosso dia a dia cada vez melhor.

Quarentão e conseguir fazer com desenvoltura ainda as minhas atividades físicas e esportivas e a própria forma de jogar futebol ainda. Então isso me deixa muito feliz.

E a rotina da casa não pode atrapalhar nisso. Nier se desdobra pra desempenhar todas suas funções. Mas, em qualquer espaço de tempo, ele logo se desloca pra se exercitar.

– Eu sou rotineiro. Então sempre são as mesmas coisas. Acordo muito cedo e durmo muito tarde. Estou sempre preparado para encaixar uma atividade física em qualquer momento. O dia é corrido para quem trabalha em eventos. Sou pai também. Então temos que ter esse lado com as crianças. A atividade ajuda a gente render o dia. É uma correria louca pra trabalhar. Vou dormir de madrugada – revela.

Uma coisa é certa, para ele, tudo compensa. Nier, inclusive, indica às pessoas que deixe a inércia de lado e investir em fazer um esporte.

Não só indico como reforço, recomendo, faço de todas as palavras possíveis pra que a pessoa pratique a atividade física. É fundamental pra ter uma qualidade de vida, principalmente quando se chega a uma certa idade porque tudo é mais lento. O metabolismo fica mais lento e uma série de coisas. Eu reforço todas as pessoas se puderem se exercitem. Arrumem tempo. Pratiquem atividades físicas e a saúde mental. A qualidade de vida melhora muito. Você dorme e acorda melhor e por aí vai.
— Nier

– A ação da prática esportiva ela é excelente e gostosa. Eu preciso suar, eu preciso fazer atividade física. Ela me faz um bem e me dá prazer. Depois, quando saio da atividade física, saio zerado. É outra pessoa, que é para enfrentar o dia a dia de uma forma melhor. Eu consigo ser uma pessoa mais ativa, de bem com a vida, então a atividade física só traz benefícios – finaliza.

.

.

.

Globo Esporte

SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO EXERCICIO ESPORTE SALVA PESSOAS COISAS RUINS NIER

Leia também