O judoca faleceu no último sábado aos 64 anos
Gabriela Thier Publicado em 03/11/2024, às 12h41
Luiz Onmura, figura icônica do judô brasileiro, faleceu neste sábado (2) aos 64 anos, em Santos (SP), cidade onde residia. Onmura enfrentava um carcinoma espinocelular na língua desde 2022. Conhecido pelo apelido de "Samurai" devido à sua impressionante força e habilidade técnica, ele fez história ao se tornar o primeiro judoca nascido no Brasil a conquistar uma medalha olímpica. O feito ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, quando subiu ao pódio para receber a medalha de bronze na categoria até 71 quilos, rompendo um jejum de 12 anos sem medalhas para o país na modalidade.
Em nota oficial, Paulo Wanderley Teixeira, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), destacou a importância de Onmura: “Luiz Onmura representou com orgulho as cores do Brasil e os valores do judô e do olimpismo, demonstrando humildade e lutando bravamente pela vida. Toda a comunidade esportiva lamenta esta perda e presta solidariedade à família e aos amigos”
Natural de São Paulo, Onmura estreou nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, competindo na categoria até 65 kg (meio-leve). No entanto, foi nos Jogos de Los Angeles que ele realmente deixou sua marca ao ganhar a medalha de bronze na categoria até 71 kg (leve). Esse feito histórico veio após um intervalo de 12 anos desde que Chiaki Ishii conquistou a primeira medalha olímpica brasileira no judô nos Jogos de Munique em 1972. A carreira olímpica de Onmura teve sua última participação nos Jogos de Seul em 1988. Após seu sucesso em Los Angeles, o judô brasileiro manteve uma sequência ininterrupta de conquistas olímpicas por quatro décadas, acumulando um total de 28 medalhas.