Decisão do TJ-RJ suspende negociações da SAF do clube e aponta vendas realizadas sem comunicação ao Judiciário e ao Botafogo social.
Ana Beatriz Publicado em 30/01/2026, às 11h06
A Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão imediata de todas as vendas e negociações de atletas do Botafogo, atendendo a um pedido feito pelo Botafogo social contra John Textor, controlador da Eagle Football Holdings e proprietário da SAF do clube.
A decisão foi publicada nesta quinta-feira (29) pelo juiz Marcelo Almeida de Moraes Marinho, da Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (21ª Câmara de Direito Privado), e exige a “suspensão de todos os atos relativos a vendas e negociação de ativos”, o que inclui a proibição de negociar jogadores.
Segundo o magistrado, Textor descumpriu ordens judiciais anteriores. Em novembro de 2025, o TJ-RJ já havia determinado que nenhum ativo do clube poderia ser negociado sem comunicação prévia ao Judiciário ou ao Botafogo social. Apesar disso, nas últimas semanas, a SAF realizou vendas sem essa ciência formal.
Entre as negociações citadas estão as saídas de Savarino para o Fluminense, Marlon Freitas para o Palmeiras e David Ricardo para o Dínamo de Moscou. Para a Justiça, todas ocorreram à revelia do juízo e do clube associativo.
No despacho, ao qual a ESPN teve acesso, o juiz destacou a gravidade do descumprimento e determinou, “ad cautelam”, a paralisação total de atos com reflexos econômicos sobre o Botafogo até que fique comprovada, nos autos, a observância estrita das decisões anteriores e a ciência inequívoca de todas as partes envolvidas.
O cenário se agrava porque, apesar de ter contratado jogadores recentemente, como o volante Wallace Davi, o Botafogo não conseguiu registrá-los por estar sob transfer ban imposto pela FIFA. Em entrevista recente, Textor afirmou que a punição seria derrubada em breve, mas o clube permaneceu impedido até esta quinta-feira (29).
Mesmo em meio à crise jurídica, o empresário norte-americano é aguardado no Estádio Nilton Santos para acompanhar a partida contra o Cruzeiro, às 21h30, pelo Campeonato Brasileiro.
Próximos jogos do Botafogo
Fluminense (C) – 01/02, 20h30 – Campeonato Carioca
Grêmio (F) – 04/02, 21h30 – Campeonato Brasileiro