COB

Comitê Olímpico do Brasil elege novo presidente

O pleito foi realizado no Rio de Janeiro nesta quinta

O pleito foi realizado no Rio de Janeiro nesta quinta - Imagem: Reprodução / BlueSky / @tiagomorais1.bsky.social‬

Gabriela Thier Publicado em 03/10/2024, às 18h32

Marco Antônio La Porta foi eleito o novo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), sucedendo Paulo Wanderley Teixeira após uma disputa acirrada realizada nesta quinta-feira (3), no Rio de Janeiro. O pleito, ocorrido durante a Assembleia Geral da entidade, conferiu a La Porta, anteriormente vice-presidente, a liderança ao lado de sua vice, Yane Marques, renomada medalhista olímpica no pentatlo moderno. A chapa vencedora conquistou 30 dos 55 votos disponíveis, superando os 25 obtidos pela chapa adversária de Paulo Wanderley, que concorria com Alberto Maciel Júnior como vice.

La Porta e Marques assumirão suas funções oficialmente em 15 de janeiro de 2025, administrando o COB até 2028. A competição eleitoral refletiu um equilíbrio esperado, com apenas duas chapas concorrentes – uma a menos do que na eleição anterior, em 2020. La Porta já contava com os 19 votos garantidos dos representantes dos atletas e precisaria de pelo menos mais nove para garantir a vitória, votos esses provenientes das confederações e dos membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A votação ocorreu de forma secreta e tradicional, utilizando cédulas em papel depositadas em urnas no Centro de Treinamento do COB, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. A Assembleia Geral do COB é composta por 34 presidentes das Confederações Olímpicas filiadas à entidade, dois membros do COI – Andrew Parsons e Bernard Rajzman – além de 19 representantes da Comissão de Atletas.

Além da presidência e vice-presidência, também foram escolhidos sete novos membros para o Conselho de Administração do COB: Felipe Tadeu Moreira Lima do Rêgo Barros (Handebol), Radamés Lattari Filho (Vôlei), Rafael Girotto (Canoagem), Jodson Gomes Edington Junior (Tiro Esportivo), Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve), Flavio Cabral Neves (Wrestling) e Flavio Padaratz (Surfe), com Daniela Castro sendo eleita como membro independente.

olimpíadas Comitê Olímpico Brasileiro atletas olímpicos Marco Antônio La Porta

Leia também