Moradores de Perdizes reclamam de barulho até meia-noite em obra de estação da Linha 6-Laranja do Metrô em SP

Moradores de Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, têm reclamado do excesso de barulho até meia-noite em uma obra da Linha 6-Laranja do Metrô nos últimos meses.

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Redação Publicado em 22/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h17

Moradores de Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, têm reclamado do excesso de barulho até meia-noite em uma obra da Linha 6-Laranja do Metrô nos últimos meses.

Localizada na Rua Cardoso de Almeida, a obra da futura estação PUC-Cardoso de Almeida, funcionaria nos últimos meses até as 22h, segundo um comunicado distribuído pela própria construtora aos prédios vizinhos.

Porém, segundo a vizinhança, o avanço dos trabalhos tem acontecido até perto da meia-noite.

“A gente não tem mais sossego em nenhum horário. A obra começa entre 7h e 8h e vai todo dia até perto da meia-noite. Eu trabalho em casa atendendo cliente em home office, tenho um filho recém-nascido e é o dia todo esse barulho. Nem à noite a gente tem descanso. Está insuportável”, disse um psicólogo vizinho da obra que prefere não se identificar.

“Minha vizinha já chamou a polícia. Eles vem, mas dizem que a empresa tem alvará para funcionar até tarde. A gente não sabe mais a quem recorrer, porque a minha esposa mandou vários e-mail e eles convidam ela para conhecer o projeto na sede do escritório”, contou o representante comercial Vladimir Garcia.

Comunicado da concessionária responsável pela obra da Linha 6-Laranja aos moradores de Perdizes, vizinhos da obra da estação PUC-Cardoso de Almeida. — Foto: Reprodução

Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp da vizinhança, vários vídeos foram compartilhados registrando o barulho depois do horário permitido pela legislação (veja acima).

“A gente já reclamou com a prefeitura, registrou reclamação no 156, ligou na própria construtora, mas o barulho não cessa. É de segunda a sábado, dia e noite. Ninguém aguenta mais”, afirmou a dona de casa Maria Tereza Mattos, moradora da Rua Cardoso de Almeida.

“Além do barulho até tarde e o cheiro de diesel das máquinas, tem uns refletores enormes que eles colocaram para trabalhar à noite que fazem a maior claridade e ficam a madrugada toda acesos, atrapalhando o sono dentro dos nossos apartamentos”, contou a professora Adriana Leonzo.

O que dizem as partes

O G1 procurou a Construtora Acciona, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja do Metrô, que se desculpou pela extensão do barulho até depois do horário permitido.

Segundo a empresa, “durante o mês de agosto foi realizada uma atividade de grande porte que causou variação na intensidade sonora”.

“A Linha Universidade e ACCIONA lamentam o transtorno e informam que durante o mês de agosto foi realizada uma atividade de grande porte que causou variação na intensidade sonora, a qual já foi finalizada”, disse a nota da empresa.

“As equipes das obras trabalham para contribuir com a melhoria da mobilidade urbana de São Paulo, atuando sempre de acordo com a legislação e com monitoramento constante de ruídos e adoção de medidas mitigadoras”, completou a concessionária.

Obra da estação PUC/Cardoso de Almeida em Perdizes, na Zona Oeste de SP. — Foto: Rodrigo Rodrigues/G1

A Prefeitura de São Paulo, por sua vez, disse que “o Programa de Silêncio Urbano (PSIU), da Secretaria Municipal das Subprefeituras, não fiscaliza ruídos em obras e residências, apenas estabelecimentos comerciais, conforme a Lei Municipal Nº 16.402”.

A Secretaria Municipal e Urbanismo e Licenciamento (SMUL) informou que os parâmetros de incomodidade estão estabelecidos pela Lei de Zoneamento, no qual são determinados os limites máximos de decibéis permitidos de acordo com a zona de uso de cada bairro, estão disponíveis na página da secretaria.

“A perturbação de sossego pode ser denunciada à polícia”, informou a nota da gestão municipal.

A empresa diz que criou uma central de atendimento para atender a população em caso de dúvidas e reclamações de qualquer uma das 15 estações da linha que tiveram as obras retomadas pelo governo do estado de São Paulo no ano passado. Os contatos são os seguintes: 0800 580 3172 ou pelo site www.linhauni.com.br.

Trajeto da futura Linha 6 – Laranja — Foto: Reprodução/TV Globo

Linha 6-Laranja

Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, na região central. Com investimentos de R$ 15 bilhões, a gestão João Doria (PSDB) promete entregar a obra completa até 2025.

O traçado completo é composto pelas seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.

O trecho fará a integração com a linha 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.

A obra da Linha 6-Laranja é tocada pela empresa ACCIONA por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o governo paulista. Após a conclusão, a ACCIONA terá o direito de operar a linha por 19 anos.

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô serão retomadas a partir desta terça-feira (06)

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Fontes: G1 – Globo.

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