Rio Grande do Sul

Guaíba fica abaixo da cota de alerta pela primeira vez após dias

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, caiu abaixo da cota de alerta na noite de segunda-feira pela primeira vez desde 19 de junho, segundo a ANA

Cota de alerta é de 3,15 metros - Imagem: Reprodução / Fernando Oliveira / X (antigo Twitter) @renatomartins

Sabrina Oliveira Publicado em 02/07/2024, às 10h53

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, caiu abaixo da cota de alerta na noite de segunda-feira (1º) pela primeira vez desde 19 de junho. A cota de alerta, fixada em 3,15 metros, foi ultrapassada novamente na última semana, mas às 22h30 de segunda, o nível do lago marcou 3,14 metros, segundo medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Já na madrugada de terça-feira (2), às 5h15, a marcação permanecia em 3,14 metros.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a "cota de alerta" é um indicador de possibilidade elevada de ocorrência de inundações. No caso do Guaíba, o lago transborda quando o nível atinge 3,6 metros. No último final de semana, mesmo sem chegar a esse nível crítico, os ventos fortes fizeram a água avançar sobre bairros da Região Sul da Capital quando o Guaíba atingiu 3,48 metros, resultando em ruas alagadas. Felizmente, ninguém precisou ser evacuado de suas casas.

A tendência agora é de queda no nível do Guaíba, conforme indicam os dados do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Isso traz uma perspectiva positiva para os moradores da região, que enfrentaram desafios significativos durante os últimos dias de alerta.

Em maio, o Guaíba atingiu o nível mais alto de sua história durante as enchentes que assolaram a Capital, alcançando 3,55 metros. Naquela ocasião, bairros inteiros foram inundados, causando alagamentos em pontos importantes da cidade, como a estação rodoviária, o aeroporto e os estádios de futebol. Muitos moradores precisaram deixar suas casas devido à severidade da situação.

ENCHENTES RIO GRANDE DO SUL Guaíba

Leia também