Diário de São Paulo
Siga-nos

Americano vai a protesto, perde exame antidoping e está fora das Olimpíadas

Campeão pan-americano de salto triplo, o americano Omar Craddock está fora das Olimpíadas de Tóquio e do Mundial de atletismo no ano que vem, em Oregon. O

AMERICANO
AMERICANO

Redação Publicado em 15/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h04


Campeão pan-americano de salto triplo, Omar Craddock não comparece a exame por ter ido a manifestação do movimento “Black Lives Matter”. Suspenso por um ano, não vai a Tóquio

Campeão pan-americano de salto triplo, o americano Omar Craddock está fora das Olimpíadas de Tóquio e do Mundial de atletismo no ano que vem, em Oregon. O americano foi suspenso por faltar a três exames antidoping em um período de 12 meses. Os advogados do atleta alegaram que uma das ausências foi por ele ter participado de uma manifestação do movimento “Black Lives Matter”, contra o racismo nos Estados Unidos. A Unidade de Integridade de Atletismo (AIU), porém, não se sensibilizou.

Craddock, de 30 anos, foi banido até 13 de julho do ano que vem, perdendo as Olimpíadas de Tóquio e o Campeonato Mundial, que começará no dia 15 de julho do ano que vem, em Oregon. Os advogados do atleta alegaram em uma audiência no tribunal que Craddock estava em um “estado mental de preocupação” após a morte de George Floyd e o adiamento dos Jogs de Tóquio causa da pandemia de coronavírus.

O americano perdeu os testes antidoping em agosto de 2019, logo depois de ganhar o ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima, e em julho de 2020, disse a AIU. O juiz do caso disse que levaria em consideração o impacto do estado mental de Craddock no período, mas não o livrou da punição.

– Tenho muita simpatia pelo atleta e vou levar em consideração todos esses acontecimentos singulares, estressantes e imprevistos ao avaliar seu grau de culpa – disse o juiz.

Craddock se junta a uma lista de atletas americanos banidos de Tóquio 2020 devido a ausências em exames antidoping. Entre eles, o campeão mundial dos 100 metros, Christian Coleman, e o velocista Deajah Stevens.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias