Diário de São Paulo
Siga-nos

Alunos reclamam de falta de limpeza em escolas estaduais de SP desde retomada das aulas: ‘cheiro insuportável’

Pais e alunos de escolas estaduais das zonas Norte e Leste de São Paulo reclamam da falta de funcionários para fazer a limpeza dos ambientes. Os problemas

Alunos reclamam de falta de limpeza em escolas estaduais de SP desde retomada das aulas: ‘cheiro insuportável’
Alunos reclamam de falta de limpeza em escolas estaduais de SP desde retomada das aulas: ‘cheiro insuportável’

Redação Publicado em 07/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h41


Pais e alunos de escolas estaduais das zonas Norte e Leste de São Paulo reclamam da falta de funcionários para fazer a limpeza dos ambientes. Os problemas estariam acontecendo desde o retorno das aulas presenciais por todo o estado, em fevereiro.

Segundo os alunos da escola estadual Professor Augusto Ribeiro de Carvalho, existem somente dois funcionários para realizar a faxina dos dois prédios, e os próprios estudantes estariam fazendo a limpeza das salas de aula.

Para denunciar a situação, eles criaram, em março, um movimento nas redes sociais. Fotos tiradas pelos alunos mostram lixeiras dos banheiros lotadas, os vasos sanitários sujos e o piso branco coberto de manchas.

As instituições são geridas pelas Diretorias de Ensino Região Norte 1 e Leste 5.

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que a Diretoria de Ensino Norte 1 já realizou reunião com a empresa responsável pela limpeza das escolas citadas. Segundo a pasta, a diretoria de ensino se comprometeu a encaminhar “mais funcionários para melhor atendimento das unidades”.

'Um cheiro muito forte e insuportável', disse aluno sobre falta de limpeza em escola na zona norte — Foto: Arquivo pessoal

‘Um cheiro muito forte e insuportável’, disse aluno sobre falta de limpeza em escola na zona norte — Foto: Arquivo pessoal

‘Um cheiro muito forte e insuportável’

Também na Zona Norte, a escola estadual Professor Walfredo Arantes Caldas, além de poucos funcionários para a faxina, também estaria desabastecida de materiais de higiene e limpeza, segundo relatos de estudantes.

“Banheiros com um cheiro muito forte e insuportável. Você só vai porque precisa mesmo, e em último caso. Também não tem sabão e papel para lavarmos e secarmos a mão”, disse um aluno do 3º ano do ensino médio matriculado na instituição.

Alunos em escola Walfredo Arantes Caldas se queixam de falta de limpeza das salas de aula — Foto: Arquivo pessoal

Alunos em escola Walfredo Arantes Caldas se queixam de falta de limpeza das salas de aula — Foto: Arquivo pessoal

A situação é semelhante à retratada pelo aluno João Victor Antônio, da escola estadual Professor Moacyr Campos. “Muitas salas de aulas são sujas, temos mais ou menos 16 salas em 2 corredores. Com a quantidade de funcionários que temos, elas acabam não dando conta”, disse o estudante.

Em um vídeo gravado por João Victor, o chão do banheiro dos alunos na unidade aparece coberto de manchas.

Procurada pelo g1 para falar sobre o problema, a secretaria informou que “não procede a denúncia de falta de funcionários de limpeza na Escola Estadual Moacyr Campos”.

Segundo o órgão, “a Diretoria de Ensino Leste 5, gestora do contrato, esclarece que a prestação na unidade está a contento, com um número de funcionários considerado adequado, bem como entrega regular do serviço”.

.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias