Diário de São Paulo
Siga-nos

Alunos acham câmeras instaladas em banheiros de escola estadual na Mooca, Zona Leste de SP

Imagem Alunos acham câmeras instaladas em banheiros de escola estadual na Mooca, Zona Leste de SP

Redação Publicado em 28/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h10


Alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, encontraram câmeras escondidas nos banheiros da unidade. Os equipamentos estavam instalados entre os azulejos dos banheiros masculino e feminino.

Um aluno do terceiro ano do ensino médio foi flagrado pela diretoria fumando maconha no banheiro e, para compro5var a afirmação, a diretora apresentou uma foto. O jovem, porém, percebeu que se tratava de uma imagem vinda de câmera de segurança.

Para confirmar, o estudante foi ao banheiro e localizou a câmera escondida no rejunte dos azulejos. A namorada dele, que também é aluna da escola, foi conferir o banheiro feminino e constatou o mesmo. O flagrante foi feito na última sexta-feira (24).

O pai do estudante, o motorista Elias Almeida do Amaral, contou que o filho foi ao banheiro, viu a câmera e acionou a polícia. Um boletim de ocorrência foi registrado no 18º DP.

No boletim de ocorrência, a vice-diretora da unidade, Nilsen Cristina Mendes, afirmou que tinha conhecimento das câmeras de segurança nos banheiros. No depoimento, ela disse que já teve acesso às imagens que são consultadas de forma excepcional, quando há alguma ocorrência, como brigas entre alunos e consumo de substâncias não permitidas.

Câmeras foram instaladas entre rejuntes de azulejos de banheiros de alunos em escola estadual de SP — Foto: Arquivo pessoal

Câmeras foram instaladas entre rejuntes de azulejos de banheiros de alunos em escola estadual de SP — Foto: Arquivo pessoal

A Secretaria estadual da Educação afirmou que a a instalação de câmeras dentro de banheiros não faz parte das diretrizes da pasta.

Em nota, informou que os equipamentos já foram retirados e uma apuração preliminar, instaurada para averiguar todas as circunstâncias relativas aos fatos. A diretora da unidade foi afastada até a conclusão das investigações, o aluno flagrado com maconha no banheiro foi suspenso por sete dias e os responsáveis foram notificados.

A secretaria afirmou ainda que a diretora da instituição foi notificada nesta segunda-feira (27), e o afastamento será publicado no Diário Oficial nesta terça (28).

A Secretaria de Segurança Pública afirmou que o caso citado é investigado pelo 18º Distrito Policial. A autoridade policial solicitou perícia ao banheiro, que está em elaboração.

g1
Compartilhe  

últimas notícias