Mesmo passando por muita preparação em 2020, Fernando Alonso faz um retorno discreto à Fórmula 1 no início do campeonato 2021, com um abandono no Bahrein e um
Redação Publicado em 21/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h40
Mesmo passando por muita preparação em 2020, Fernando Alonso faz um retorno discreto à Fórmula 1 no início do campeonato 2021, com um abandono no Bahrein e um décimo lugar no GP da Emilia-Romagna. Após a prova deste domingo, o bicampeão da Alpine reconheceu que não vem tendo um bom começo de temporada, e apesar do desejo de melhorar, manteve-se cético com relação ao GP de Portugal, próxima etapa do calendário, em 2 de maio.
Fernando Alonso, da Alpine, durante bandeira vermelha no GP da Emilia-Romagna da F1 2021 — Foto: Peter Fox/Getty Images
– Entre a volta 1 e a volta 63, minha confiança cresceu 300%. No entanto, isso não deve ser uma desculpa para o nosso fraco desempenho: eu não tive um bom desempenho. Não importa se você passou pouco ou nenhum tempo no carro. Estou onde esperava estar, mas você sempre quer estar mais à frente, ter mais confiança com o carro. Não tive essa confiança no Bahrein e em Imola, e provavelmente não terei em Portimão – reconheceu o espanhol.
Fora da F1 desde 2018, o piloto conquistou o bicampeonato das 24 Horas de Le Mans, venceu as 24 Horas de Daytona e participou do Rally Dakar e das 500 Milhas de Indianápolis. Sua experiência foi vista como uma ferramenta para a Alpine no desenvolvimento para 2021.
As expectativas, entretanto, ainda não se concretizaram. Ele abandonou o GP do Bahrein com um problema nos freios e, atrás do companheiro Esteban Ocon, só pontuou em Imola por causa da punição de Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo. O francês já havia superado Alonso na classificação, obtendo um nono lugar no grid de largada contra um 15º do bicampeão.
Apesar do começo ruim, Alonso tirou conclusões positivas da caótica corrida no GP da Emilia-Romagna, considerando que as dificuldades proporcionadas pela prova – incluindo uma batida forte, muitas escapadas e uma bandeira vermelha – foram um aprendizado intensivo:
– Em uma corrida como essa, você aprende muito mais do que em uma corrida normal. A aderência mudava constantemente, tivemos uma bandeira vermelha, uma largada parada e uma em movimento. Houve muito o que praticar e aprender, coisas que normalmente levariam quatro ou cinco corridas. Portanto, estou feliz, e também estou feliz com o desempenho do carro na chuva. Esse sentimento não surge da noite pro dia, demanda tempo. Mas estou aqui para trabalhar e melhorar.
Com o nono lugar de Ocon e o décimo de Alonso, a Alpine ocupa apenas a sétima colocação no campeonato de construtores com três pontos, superando somente a Alfa Romeo, a Williams e a Haas – que ainda não pontuaram.
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Fonte: GE – Globo Esporte.
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