Diário de São Paulo
Siga-nos

Alonso reconhece “desempenho fraco” em Imola e promete melhorar

Mesmo passando por muita preparação em 2020, Fernando Alonso faz um retorno discreto à Fórmula 1 no início do campeonato 2021, com um abandono no Bahrein e um

Alonso
Alonso

Redação Publicado em 21/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h40


Mesmo passando por muita preparação em 2020, Fernando Alonso faz um retorno discreto à Fórmula 1 no início do campeonato 2021, com um abandono no Bahrein e um décimo lugar no GP da Emilia-Romagna. Após a prova deste domingo, o bicampeão da Alpine reconheceu que não vem tendo um bom começo de temporada, e apesar do desejo de melhorar, manteve-se cético com relação ao GP de Portugal, próxima etapa do calendário, em 2 de maio.

Fernando Alonso, da Alpine, durante bandeira vermelha no GP da Emilia-Romagna da F1 2021 — Foto: Peter Fox/Getty Images

– Entre a volta 1 e a volta 63, minha confiança cresceu 300%. No entanto, isso não deve ser uma desculpa para o nosso fraco desempenho: eu não tive um bom desempenho. Não importa se você passou pouco ou nenhum tempo no carro. Estou onde esperava estar, mas você sempre quer estar mais à frente, ter mais confiança com o carro. Não tive essa confiança no Bahrein e em Imola, e provavelmente não terei em Portimão – reconheceu o espanhol.

Fora da F1 desde 2018, o piloto conquistou o bicampeonato das 24 Horas de Le Mans, venceu as 24 Horas de Daytona e participou do Rally Dakar e das 500 Milhas de Indianápolis. Sua experiência foi vista como uma ferramenta para a Alpine no desenvolvimento para 2021.

As expectativas, entretanto, ainda não se concretizaram. Ele abandonou o GP do Bahrein com um problema nos freios e, atrás do companheiro Esteban Ocon, só pontuou em Imola por causa da punição de Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo. O francês já havia superado Alonso na classificação, obtendo um nono lugar no grid de largada contra um 15º do bicampeão.

Fernando Alonso, da Alpine, no GP da Emilia-Romagna da F1 2021 — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Fernando Alonso, da Alpine, no GP da Emilia-Romagna da F1 2021 — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Apesar do começo ruim, Alonso tirou conclusões positivas da caótica corrida no GP da Emilia-Romagna, considerando que as dificuldades proporcionadas pela prova – incluindo uma batida forte, muitas escapadas e uma bandeira vermelha – foram um aprendizado intensivo:

– Em uma corrida como essa, você aprende muito mais do que em uma corrida normal. A aderência mudava constantemente, tivemos uma bandeira vermelha, uma largada parada e uma em movimento. Houve muito o que praticar e aprender, coisas que normalmente levariam quatro ou cinco corridas. Portanto, estou feliz, e também estou feliz com o desempenho do carro na chuva. Esse sentimento não surge da noite pro dia, demanda tempo. Mas estou aqui para trabalhar e melhorar.

Com o nono lugar de Ocon e o décimo de Alonso, a Alpine ocupa apenas a sétima colocação no campeonato de construtores com três pontos, superando somente a Alfa Romeo, a Williams e a Haas – que ainda não pontuaram.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias