Diário de São Paulo
Siga-nos

ALÍVIO PARA TODOS: FIM DO RODÍZIO DE ÁGUA EM GUARULHOS!

Por Guilherme Gomes 

ALÍVIO PARA TODOS: FIM DO RODÍZIO DE ÁGUA EM GUARULHOS!
ALÍVIO PARA TODOS: FIM DO RODÍZIO DE ÁGUA EM GUARULHOS!

Redação Publicado em 06/12/2019, às 00h00 - Atualizado em 07/12/2019, às 15h36


Por Guilherme Gomes 

Uma das maiores vitórias da Prefeitura de Guarulhos – senão a maior – foi reparar um atraso histórico que se arrastava havia décadas. Há muito tempo a cidade convivia com um vexatório rodízio de água para a população, que se sujeitava à distribuição em dias alternados.
Pois bem, a Prefeitura finalizará o ano de 2019 com o abastecimento de água diário e ininterrupto a 100% da população. Cerca de 1,4 milhão de guarulhenses já não sofrem mais com o rodízio. Após a Sabesp assumir a distribuição de água em janeiro deste ano com o acordo de concessão do Saae Guarulhos, os investimentos realizados pela companhia estadual em adutoras permitiram que cerca de 100% da população tenha água em suas casas todos os dias.
A meta é a cidade ter abastecimento integral e parte significativa de seu esgoto tratado, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos seus habitantes. Como não poderia deixar de ser, a ampliação da distribuição de água vem acompanhada de uma série de outras ações que versam sobre a economia e uso racional em casa, nas escolas, empresas e em repartições públicas a fim de conscientizar sobre a necessidade de preservação desse recurso que já é escasso em muitos territórios. Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de 4 bilhões não têm acesso a esgoto sanitário.
Desde o início de 2019 a Sabesp já construiu cerca de 50 km de adutoras de água em bairros como Cabuçu, Vila Galvão, Gopoúva, Jardim Cumbica, Jardim São João, Bonsucesso e Lavras. O objetivo dessas obras é coletar água dos sistemas Cantareira e Alto Tietê, responsáveis por suprir 90% da demanda da cidade – o restante é proveniente dos sistemas Cabuçu e Tanque Grande, além de poços artesianos.
Clique Aqui ESPECIAL PUBLICITÁRIO
Compartilhe  

Tags

últimas notícias