Diário de São Paulo
Siga-nos

Alívio ou pânico: entenda o que os jogos desta segunda podem reservar ao São Paulo

O São Paulo recebe o Juventude às 19h desta segunda-feira no Morumbi pela penúltima rodada do Brasileirão. É um jogo decisivo entre dois clubes que lutam

Alívio ou pânico: entenda o que os jogos desta segunda podem reservar ao São Paulo
Alívio ou pânico: entenda o que os jogos desta segunda podem reservar ao São Paulo

Redação Publicado em 06/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h24


O São Paulo recebe o Juventude às 19h desta segunda-feira no Morumbi pela penúltima rodada do Brasileirão. É um jogo decisivo entre dois clubes que lutam palmo a palmo contra o rebaixamento. Ao fim da noite, o clube paulista pode oferecer a seus torcedores dois sentimentos bastante antagônicos: o alívio ou o pânico.

Se tudo der certo, o São Paulo, atual 14º colocado, fechará a rodada na 11ª posição, livre do risco de rebaixamento e ainda com esperanças de beliscar uma vaga nas etapas classificatórias à fase de grupos da Libertadores.

O melhor cenário possível tem vitória sobre o Juventude somada a derrotas de quem está atrás (o Cuiabá, que recebe o Fortaleza) e imediatamente à frente – o Athletico, que recebe o Palmeiras, e o Santos, que visita o Flamengo. O São Paulo iria a 48 pontos e poderia terminar o Brasileirão até em oitavo, superando América-MG, Ceará, Inter e Atlético-GO (os dois últimos se enfrentam nesta segunda-feira).

Já empate não garante a permanência, mesmo em caso de derrota do Cuiabá. O São Paulo ainda poderia ser alcançado na última rodada, pelos critérios de desempate.

Mas há um cenário mais sombrio. Se perder para o Juventude, o Tricolor fatalmente entrará na última rodada ameaçado de rebaixamento. E será ainda pior em caso de vitória do Cuiabá – nesta hipótese, o time de Rogério Ceni cairia para 16º, na porta do Z-4.

É importante observar que o Bahia, um dos concorrentes diretos do São Paulo, tem dois pontos a menos, mas uma vitória a mais. Em caso de derrota tricolor para o Juventude, o clube baiano poderia ultrapassar o Tricolor na última rodada com a combinação de uma vitória sobre o Fortaleza fora de casa e mesmo um empate são-paulino contra o América-MG (também fora de casa). Aí também seria preciso ver os resultados do Cuiabá (na última rodada, visita o Santos).

.

.

.

GE

Compartilhe  

últimas notícias