Diário de São Paulo
Siga-nos

Alison e Álvaro Filho perdem para dupla dos EUA no vôlei de praia

Na próxima rodada, o Brasil enfrenta os holandeses Brouwer e Meeuwsen na quinta às 10h (de Brasília). Um dia antes, às 11h, os EUA encaram os argentinos Azaad

EUA
EUA

Redação Publicado em 27/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h02


O Brasil conheceu a sua primeira derrota no vôlei de praia nas Olimpíadas. Na madrugada desta terça-feira (tarde em Tóquio), Alison e Álvaro Filho não resistiram ao melhor jogo de Lucena e Dalhausser, dos Estados Unidos, especialmente nos pontos decisivos, e perderam por 2 sets a 1 (parciais de 22/24, 19/21 e 13/15).

A partida foi muito equilibrada no Shiokaze Park Stadium e – sob chuva – durou uma hora e oito minutos. Algo natural dado que dois campeões olímpicos se enfrentavam: Alison ganhou o ouro na Rio 2016 com o antigo parceiro Bruno; Dalhausser foi campeão olímpico em Pequim 2008 com Todd Rogers.

Alison tenta bloquear ataque de Lucena  — Foto: REUTERS

Alison tenta bloquear ataque de Lucena — Foto: REUTERS

Como os brasileiros ganharam da Argentina e os americanos perderam da Holanda na primeira rodada, a situação no Grupo D ficou indefinida. O regulamento da competição prevê a seguinte dinâmica: são seis grupos com quatro duplas, e as duas primeiras avançam. Além disso, as duas melhores terceiras também passam. As outras quatro terceiras jogam entre si, em uma espécie de repescagem, para apontar mais duas duplas que totalizarão 16 participantes das oitavas de final.

– Nossa chave é a da morte. A gente sabia, e isso nos faz sair da zona de conforto. No primeiro set, a gente tinha dois pontos na frente e perdemos por dois, ou seja, perdemos o controle. O vôlei de alto nível é decidido no detalhe. Agora é descansar e pensar no próximo jogo – disse Alison à TV Globo.

Na próxima rodada, o Brasil enfrenta os holandeses Brouwer e Meeuwsen na quinta às 10h (de Brasília). Um dia antes, às 11h, os EUA encaram os argentinos Azaad e Capogrosso.

Equilíbrio no primeiro set

O Brasil entrou em quadra com 100% de aproveitamento no masculino e no feminino. O começo foi de muito equilíbrio, com as duplas alternando o placar ponto a ponto. O Brasil conseguiu abrir 7 a 5, com ataque de Alvinho e bloqueio de Alison. Porém, com um bloqueio de Dalhausser e um ataque de Lucena, os americanos empataram. Nenhum dos dois times conseguiu abrir vantagem até que, com novo bloqueio de Alvinho e ace de Alison, o Brasil fez 20 a 18.

Ace de Alison! No vacilo americano, a bola cai na linha

Ace de Alison! No vacilo americano, a bola cai na linha

Mesmo com dois set points, o Brasil perdeu a tranquilidade e não conseguiu fechar o primeiro set. Verdade que Dalhausser levou sorte com um saque na rede que não deu chance de defesa. No fim, 24 a 22 para os EUA.

Dalhausser fecha o primeiro set com vitória americana por 24 a 22

Dalhausser fecha o primeiro set com vitória americana por 24 a 22

Brasil melhora e vence o segundo set

Diferentemente do primeiro set, o segundo começou com o Brasil abrindo logo de cara 5 a 2. Decisões precipitadas ajudaram os americanos e empatar. Porém, a partir de um bloqueio de Alison o jogo virou. O Brasil passou a acertar tudo e os EUA perdeu a mão: 13 a 8. A vantagem foi administrada, porém, mais uma vez houve dificuldade em fechar o set, e o americanos cresceram na hora decisiva. Alvinho conseguiu ser decisivo, com dois ataques, garantiu o 21 a 19 e a disputa no tie break.

Alvaro solta a mão e fecha o segundo set para o Brasil em 21 a 19

Alvaro solta a mão e fecha o segundo set para o Brasil em 21 a 19

Erros bobos custam vitória brasileira

No desempate, o Brasil cometeu erros bobos com os dois jogadores. Alvinho tentou uma bola de segunda sem sucesso enquanto Alison não conseguiu explorar o bloqueio rival. Os EUA chegaram a fazer 8 a 6. O que pesou também foi o fato de o Brasil não forçar o saque. Com recepção tranquila, os americanos ganharam confiança e marcaram pontos decisivos no bloqueio abrindo cinco pontos: 12 a 7.

Depois de grande rally, o Brasil encosta no placar: 12 a 11

Depois de grande rally, o Brasil encosta no placar: 12 a 11

O Brasil voltou para o jogo especialmente pelo bloqueio de Alison. Em um lindo rally, ele precisou interceptar a bola três vezes para marcar o ponto e diminuiu a vantagem adversária para um ponto. Mas foi insuficiente, afinal, os EUA ganharam por 15 a 13.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias