Diário de São Paulo
Siga-nos

Alioski minimiza polêmica e revela conversa no vestiário com Arnautovic: “Fizemos as pazes”

Envolvido numa das maiores polêmicas desta edição da Eurocopa, o macedônio Alioski se manifestou pela primeira vez depois que foi vítima das ofensas de

ALIOSKI
ALIOSKI

Redação Publicado em 21/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h14


Lateral foi vítima de ofensas do atacante austríaco, que foi suspenso por um jogo pela Uefa por discussão. Macedônio diz que não entendeu teor dos xingamentos e não mostra mágoa

Envolvido numa das maiores polêmicas desta edição da Eurocopa, o macedônio Alioski se manifestou pela primeira vez depois que foi vítima das ofensas de Arnautovic, na derrota da Macedônia do Norte por 3 a 1 para a Áustria. O austríaco foi suspenso por uma rodada pela Uefa pela confusão. O lateral afirmou que não entendeu o teor dos xingamentos do atacante rival, mas revelou uma conversa no vestiário com ele.

Ele veio ao nosso vestiário para se desculpar (após a partida). Conversamos sobre nossas trocas verbais após o jogo, incluindo este incidente. E nós apertamos as mãos e fizemos as pazes”
— Alioski, lateral da Macedônia
Arnautovic grita para Alioski e provoca o adversário logo após marcar o gol pela Áustria contra a Macedônia — Foto: Daniel Mihailescu/Reuters

Arnautovic grita para Alioski e provoca o adversário logo após marcar o gol pela Áustria contra a Macedônia — Foto: Daniel Mihailescu/Reuters

Em declarações enviadas por sua assessoria de imprensa, o macedônio minimizou o episódio. A federação de futebol do seu país havia emitido um comunicado no qual ressaltou que Arnautovic teve uma “explosão nacionalista” na discussão e pediu punição.

Alioski é de origem albanesa, e o atacante austríaco tem nacionalidade sérvia. São duas nações rivais. Mas o lateral vítima das ofensas não quis polemizar.

– Não entendi o que ele me disse depois de marcar, pois o barulho no estádio estava muito alto. Eu só vi que ele dirigiu as palavras para mim. No futebol, discussões acaloradas em campo são normais, especialmente em jogos tão emocionantes. É por isso que não dei mais importância a eles naquele momento – comentou Alioski.

“Nesses momentos de calor, pode acontecer de um jogador perder a cabeça e não ter a consciência do que está dizendo. Talvez ele tenha percebido isso tarde demais”, declarou o lateral.

Arnautovic conversa com Alioski logo após Áustria x Macedônia e parece se explicar pelas provocações depois do seu gol — Foto: Justin Setterfield/Reuters

Arnautovic conversa com Alioski logo após Áustria x Macedônia e parece se explicar pelas provocações depois do seu gol — Foto: Justin Setterfield/Reuters

Uefa suspendeu Arnautovic por uma partida, e ele não atuou contra a Holanda. A entidade alegou que ele “ofendeu outro jogador” e não aplicou os artigos de seu Código Disciplinar que preveem punições maiores por racismo e discriminação.

Publicações sérvias indicavam que Arnautovic teria ofendido a origem albanesa de Alioski. Em post no seu perfil no Instagram, o austríaco negou que tenha sido racista, mas pediu desculpas “especialmente aos meus amigos do Norte da Macedônia e da Albânia”.

Nesta segunda-feira, a Macedônia do Norte se despede da Eurocopa contra a Holanda, em sua primeira participação em um grande torneio. A equipe não tem mais chances de classificação, mas Alioski avaliou como positiva a experiência até aqui.

– No início a gente estava um pouco nervoso, porque era nosso primeiro grande torneio, acredito que por isso não desempenhamos nosso melhor futebol nos primeiros 45 minutos dos nossos dois jogos. Nas segundas etapas, conseguimos ser a equipe que realmente somos, com mais confiança e agressividade no ataque. Percebemos que, mesmo na Eurocopa, é o mesmo jogo de futebol. Essa experiência nos ajudará a ter um melhor desempenho contra a Holanda e em torneios futuros.

Macedônia do Norte e Holanda se enfrentam nesta segunda, às 13h, em Amsterdã, com transmissão do SporTV e acompanhamento em tempo real no ge. No mesmo horário, Ucrânia e Áustria jogam em Bucareste para decidir quem fica em segundo e terceiro no Grupo C.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias