Diário de São Paulo
Siga-nos

Alertas por SMS são usados para ajudar na prevenção ao coronavírus

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou hoje (20) que estados e municípios podem utilizar o sistema nacional de alertas de desastres naturais

Alertas por SMS são usados para ajudar na prevenção ao coronavírus
Alertas por SMS são usados para ajudar na prevenção ao coronavírus

Redação Publicado em 20/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 22h36


Para cadastrar, é preciso enviar um SMS com cep para número 40199

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou hoje (20) que estados e municípios podem utilizar o sistema nacional de alertas de desastres naturais para informar a população sobre medidas de combate ao novo coronavírus. De acordo com a Defesa Civil Nacional, 47 alertas foram enviados nesta semana para 29 milhões de pessoas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o serviço foi ampliado por determinação do presidente Jair Bolsonaro e tem 10 de pessoas cadastradas. “Estamos prontos para responder ao desafio dessa grave pandemia que ameaça a população brasileira. É importante termos tranquilidade e seguirmos as orientações oficiais. Nós, da Defesa Civil Nacional, estamos prontos para ajudar o Brasil a vencer mais essa crise e sair ainda mais forte˜, disse o ministro.

O serviço de alerta de desastres naturais funciona por meio de mensagens de texto (SMS) no celular e mensagens nos canais de TV por assinatura. Para fazer o cadastro, é preciso enviar um SMS com cep do local para o número 40199. Em seguida, o cidadão receberá outro SMS com a confirmação do cadastro. Nas TVs, a mensagem aparecerá automaticamente na tela do aparelho. O serviço é grátis.

AGENCIA BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias