Diário de São Paulo
Siga-nos

Alemanha critica COI por “condições de prisão” em quarentena nas Olimpíadas

O Comitê Olímpico da Alemanha (Athleten Deutschland) criticou o Comitê Olímpico Internacional (COI) alegando que atletas e pessoas infectadas por Covid-19

coi
coi

Redação Publicado em 31/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h38


O Comitê Olímpico da Alemanha (Athleten Deutschland) criticou o Comitê Olímpico Internacional (COI) alegando que atletas e pessoas infectadas por Covid-19 durante as Olimpíadas de Tóquio 2020 estão enfrentando condições similares a uma prisão durante a quarentena. Em comunicado divulgado neste sábado, a entidade cita situações adversas pelas quais os infectados estão passando nos locais de isolamento. Os relatos vão desde a fluxo de ar fresco insuficiente a ter que lavar a própria roupa na pia.

– Parece grotesco que eles tenham que cumprir a quarentena em condições semelhantes a de uma prisão, enquanto os membros do COI ficam hospedados em hotéis caros e luxuosos e recebem altas diárias – criticou o comissário para políticas esportivas internacionais da Athleten Deutschland, Maximilian Klein.

De acordo com o comitê alemão, atletas em quarentena relataram abastecimento insuficiente em áreas básicas. No hotel de quarentena, segundo eles, existe um fornecimento de ar fresco insuficiente, a alimentação não é rica nem balanceada, além de não atender as necessidades nutricionais de um atleta de alto rendimento. Os que voltam a treinar no local precisam lavar roupas suadas na pia e que dificilmente secam posteriormente. Os atletas relatam que se sentem sozinhos e precisam obter informações por conta própria, bem como enfrentam barreiras linguísticas com a equipe médica.

– O COI dispensou um plano B desde o início e, portanto, tem responsabilidade especial para com todos os envolvidos, incluindo os atletas. Com o trabalho e os serviços deles, gera bilhões em receitas, sem envolvê-los como prestadores de serviços indispensáveis. Além disso, os riscos do calor (em Tóquio) e da Covid-19 também foram despejados pelo COI sobre os atletas por meio de um aviso legal – acrescentou Klein.

O COI ainda não se pronunciou sobre as críticas do Comitê Olímpico da Alemanha.

As Olimpíadas de Tóquio 2020 já registraram 246 casos de pessoas infectadas pela Covid-19 e diretamente ligadas ao evento. Desses, 26 são atletas.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias