Diário de São Paulo
Siga-nos

Aldyr Schlee, criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, é velado em Pelotas

O velório do professor Aldyr Garcia Schlee, autor de mais de dez livros e conhecido por ter criado a camisa canarinho, da Seleção Brasileira, começou às 7h

Aldyr Schlee, criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, é velado em Pelotas
Aldyr Schlee, criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, é velado em Pelotas

Redação Publicado em 16/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h54


Aldyr lutava contra um câncer de pele desde 2012. Ele era escritor, jornalista, desenhista e professor.

O velório do professor Aldyr Garcia Schlee, autor de mais de dez livros e conhecido por ter criado a camisa canarinho, da Seleção Brasileira, começou às 7h desta sexta-feira (16) no Memorial Pelotas Cemitério Parque, no Sul do Rio Grande do Sul. O enterro está previsto para as 17h.

Aldyr Schlee morreu na noite de quinta-feira (15), no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas, aos 83 anos. Ele lutava contra um câncer de pele desde 2012.

Nascido em Jaguarão, era escritor, jornalista, desenhista e professor. Como escritor, chegou a receber o prêmio Açorianos de Literatura, em 2011, na categoria narrativa longa com o romance ‘Don Frutos’. Neste ano, ele foi homenageado, junto com Lya Luft, pelo conjunto da obra.

Aldyr lutava contra um câncer de pele desde 2012. Ele era escritor, jornalista, desenhista e professor. — Foto: Gilberto Perin/Divulgação

Aldyr lutava contra um câncer de pele desde 2012. Ele era escritor, jornalista, desenhista e professor. — Foto: Gilberto Perin/Divulgação

Há dois anos, ele foi escolhido orador da 44ª Feira do Livro de Pelotas. Na edição daquele ano, a feira marcou um século da morte do escritor pelotense João Simões Lopes Neto. Pela primeira vez o patrono foi um personagem, o vaqueano Blau Nunes, narrador da segunda obra de Simões. “É algo que eu não poderia abrir mão. Tenho uma ligação e um contato muito grande com a obra de Simões e quero falar muito de Blau Nunes: esse é a tradição viva do gaúcho e por isso é eterno”, disse Schlee sobre sua indicação.

A prefeita da cidade, Paula Mascarenhas, decretou luto de três dias pelo falecimento do escritor. O Brasil de Pelotas, clube para o qual Schlee torcia, publicou uma nota para lamentar a perda.

View image on Twitter
GE Brasil

O GE Brasil lastima o falecimento de Aldyr Garcia Schlee, Xavante fanático e criador da camisa canarinho, ocorrido na noite desta quinta (15). O clube transmite a família de Aldyr os mais sinceros sentimentos neste momento de tristeza

Seleção Brasileira

Esboço original da camisa canarinho feito por Aldyr Schlee — Foto: Vinícius Guerreiro/GE

Esboço original da camisa canarinho feito por Aldyr Schlee — Foto: Vinícius Guerreiro/GE

Aldyr também foi o criador do uniforme da Seleção Brasileira, que virou um ícone mundial: a camisa canarinho, escolhida por meio de um concruso e apresentada pela primeira vez em 1954. A ideia era substituir a camisa branca do trágico “Maracanazo”, quando a Seleção foi derrotada em pleno Maracanã pelo Uruguai, por 2 a 1, no quadrangular final da Copa de 1950. Ironicamente, ele se declarava torcedor do Uruguai.

Sua ideia, na época inovadora e hoje usual aos olhos de quem vê a Seleção Brasileira, foi de colocar as cores da bandeira nacional no fardamento: camisa amarela com detalhes em verde, calção azul e meias brancas. O primeiro exemplar foi mostrado em 1954.

Carreira

Aldyr Garcia Schlee completaria 84 anos no próximo dia 22. Além de escritor, era jornalista, tradutor, Doutor em Ciências Humanas e professor universitário de Direito Internacional, por mais de 30 anos, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Também fundou a Faculdade de Jornalismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Em 1963, ganhou o prêmio Esso de jornalismo por reportagem sobre o xisto betuminoso no Rio Grande do Sul. Recebeu duas vezes o prêmio da Bienal de Literatura e outros seis do Açorianos (1997, 1998, 2001, 2010, 2011 e 2013).

Compartilhe  

últimas notícias