Diário de São Paulo
Siga-nos

Alckmin diz que se inspirou em Doria para criar novo estilo nas redes sociais: ‘Ele é mais antenado’

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), admitiu na manhã desta quarta-feira (22) que se inspirou no prefeito da capital paulista, João Doria

Alckmin diz que se inspirou em Doria para criar novo estilo nas redes sociais: ‘Ele é mais antenado’
Alckmin diz que se inspirou em Doria para criar novo estilo nas redes sociais: ‘Ele é mais antenado’

Redação Publicado em 22/03/2017, às 00h00 - Atualizado às 14h53


Em menos de três meses, governador publicou 44 vídeos no Facebook, mais do que o dobro do ano passado inteiro. A maioria dos vídeos é do próprio Alckmin divulgando suas ações.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), admitiu na manhã desta quarta-feira (22) que se inspirou no prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), para criar um novo estilo nas redes sociais. Alckmin já publicou 44 vídeos no Facebook para divulgar seu mandato, mais que o dobro dos 21 publicados em 2016. A rede é também bastante usada por Doria, que apenas neste ano publicou mais de 130 vídeos.

Questionado se a inspiração era o afilhado político, Alckmin respondeu que sim. “Não há dúvida. A gente está sempre aprendendo. O João é mais novo do que eu, uma geração mais nova, é mais antenado nas redes sociais”, afirmou em evento com Doria às margens da represa Guarapiranga. O governador diz que já tem contas nas redes sociais há anos, mas que era preciso uma comunicação “mais intimista, mais próximo das pessoas”.

O governador fez vídeos recentes divulgando a entrega de uma penitenciária no interior do estado e o pagamento de R$ 290 milhões em bônus a 200 mil professores, entre outras coisas. Tiveram espaço vídeos da vida pessoal de Alckmin com imagens dos filhos e da mulher, Lu Alckmin.

A exemplo de Doria, também foram postados vídeos com homenagem ao Dia Internacional da Mulher e em locais de obras públicas, com capacete de operário. Também como o prefeito, Alckmin usou ferramentas de desing gráfico típicos de campanhas publicitárias e criou vídeos com frases destacando os pontos positivos de suas ações. Junto com imagens de novos trens, por exemplo, aparecem frases como “menor consumo de energia”.

A estratégia ajudou o governador a alcançar a marca de 860 mil curtidas no Facebook, mais que os 210 mil do ex-governador José Serra, por exemplo. Alckmin, porém, ainda fica bastante atrás de Doria, que faz vários posts diários sobre suas ações à frente da administração da capital. Doria saltou em poucos meses de 250 mil curtidas para 2,3 milhões.

Doria em evento com o governador Geraldo Alckmin nas margens da Represa Guarapiranga, nesta quarta (Foto: Márcio Pinho/G1)Doria em evento com o governador Geraldo Alckmin nas margens da Represa Guarapiranga, nesta quarta (Foto: Márcio Pinho/G1)

Doria em evento com o governador Geraldo Alckmin nas margens da Represa Guarapiranga, nesta quarta (Foto: Márcio Pinho/G1)

Os posts do governador também não alcançam ainda a mesma audiência dos vídeos de seu afilhado político. O vídeo mais visto, com 428 mil visualizações, foi um em que Alckmin aparece em Custódia, no interior de Pernambuco, falando sobre os equipamentos usados no Sistema Cantareira durante a crise hídrica paulista, entre 2014 e 2015, e que foram levados para o Nordeste para ajudar a bombear a água da transposição do Rio São Francisco. O governador sofreu críticas de internautas que defendiam que a transposição era uma obra dos governos do PT. Em outros vídeos, o governador recebe elogios pelo trabalho.

Doria, por outro lado, conseguiu 7,9 milhões de visualizações em um vídeo em que doou seu primeiro salário como prefeito.

A assessoria do governador havia informado na terça-feira (21) que “a nova linha de comunicação digital começou a ser testada em junho de 2016. O objetivo é dialogar de maneira mais efetiva com os usuários das redes sociais, fazendo uso de todos os recursos que elas oferecem”. Ainda segundo a assessoria de Alckmin, “as contas do governador nas redes sociais acumulam mais de 1,4 milhão de seguidores”.

As divulgações do governador também são feitas no Instagram e no Twitter.

Sinergia

Em recente entrevista à Rádio Bandeirantes, Doria foi questionado sobre a nova estratégia de Alckmin de itensificar suas publicações nas redes e se o fato seria consequência das ações do prefeito na internet. Doria respondeu que há uma “sinergia” e completou dizendo que o governador o seguiu na forma de se vestir, abandonando a gravata.

Alckmin em vídeo sobre construção de trevo em Jundiaí, com capacete de operário (Foto: Reprodução/Facebook)

Alckmin em vídeo sobre construção de trevo em Jundiaí, com capacete de operário (Foto: Reprodução/Facebook)

Doria em um dos vários vídeos já divulgados na operação Cidade Linda (Foto: Reprodução/Facebook)

Doria em um dos vários vídeos já divulgados na operação Cidade Linda (Foto: Reprodução/Facebook)

Compartilhe  

Tags

últimas notícias