Diário de São Paulo
Siga-nos

Aguirre encontra formação ideal na zaga e dá salto de rendimento no São Paulo

Jogo que Diego Aguirre chegou ao São Paulo, em março deste ano, ele demonstrou sua preocupação com o sistema defensivo. Com Rodrigo Caio, Arboleda, Anderson

Aguirre encontra formação ideal na zaga e dá salto de rendimento no São Paulo
Aguirre encontra formação ideal na zaga e dá salto de rendimento no São Paulo

Redação Publicado em 23/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h14


Com dois defensores, Tricolor sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos e é vice-líder do Brasileiro

Jogo que Diego Aguirre chegou ao São Paulo, em março deste ano, ele demonstrou sua preocupação com o sistema defensivo. Com Rodrigo Caio, Arboleda, Anderson Martins e Bruno Alves à disposição, nunca escondeu a satisfação por contar com zagueiros de alto nível, segundo sua avaliação. Mas ainda faltava o encaixe das peças.

Quatro meses depois, o time dá claras demonstrações de que o objetivo traçado pelo técnico uruguaio foi alcançado, principalmente depois que adotou com certa frequência a linha de quatro defensiva.

No últimos cinco jogos, o Tricolor sofreu apenas um gol – diante do Corinthians, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro –, e acumula nessa sequência quatro vitórias e somente um empate.

Arboleda é um dos pilares da zaga do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Arboleda é um dos pilares da zaga do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Para chegar a esses números, porém, Aguirre precisou ser ousado em algumas ocasiões e teve que administrar um possível mal-estar dentro do elenco. Isso porque, segundo o próprio treinador, não há a possibilidade de jogar com os quatro defensores, e alguém ficaria na reserva.

A solução para não desagradar nenhum dos lados foi o rodízio. Arboleda e Rodrigo Caio foram os escolhidos para iniciar. A formação não surtiu o efeito desejado, e Aguirre arriscou um sistema com três zagueiros logo em seus sexto jogo à frente da equipe. Nessa ocasião, o lateral-direito Éder Militão atuou ao lado dos dois defensores.

A escolha também não foi das melhores. O São Paulo foi eliminado na Copa do Brasil e tinha muitas dificuldades para vencer as partidas no Brasileirão.

No dia 22 de abril, no duelo diante do Ceará, pela segunda rodada do Brasileiro, a disputa por uma vaga no time ficou menos acirrada. Rodrigo Caio sofreu uma lesão no pé esquerdo e abriu espaço para os demais companheiros.

Rodrigo Caio se recupera de uma lesão no pé esquerdo (Foto:  Juca Pacheco / saopaulofc.net)

Rodrigo Caio se recupera de uma lesão no pé esquerdo (Foto: Juca Pacheco / saopaulofc.net)

De lá para cá foram foram 13 jogos disputados, sendo que em 12 a linha de quatro foi utilizada. O sistema com três zagueiros foi a campo apenas uma vez, no empate em 2 a 2 com o Atlético-MG, pela quarta rodada do Brasileirão.

Nesse período, o São Paulo sofreu apenas uma derrota, empatou quatro vezes e venceu oito. Foram 12 gols sofridos, e o encaixe da linha de quatro defensores fez a equipe dar um salto de rendimento, chegando à 14ª rodada do Brasileiro com a segunda melhor campanha do torneio.

Além dos números, o que chama a atenção é como o rodízio proposto por Aguirre com Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins é equilibrado:

  • Quatro jogos – Arboleda e Bruno Alves
  • Quatro jogos – Anderson Martins e Bruno Alves
  • Quatro jogos – Anderson Martins e Arboleda

– O Aguirre sempre pede para todos estarem preparados. A gente sabe que vai precisar do grupo todo no campeonato. Isso é bom, porque mantém o nível, dá minutos de jogo para todos – afirmou Anderson Martins após a vitória do São Paulo sobre o Corinthians, no último sábado. Ele foi autor do primeiro dos três gols do time tricolor.

Anderson Martins fez seu primeiro gol com a camisa do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

Anderson Martins fez seu primeiro gol com a camisa do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

Nas últimas duas vitórias do clube – Flamengo e Corinthians – a dupla escolhida foi Anderson Martins e Arboleda. Isso não significa, porém, que eles estão garantidos para os próximos duelos.

Na próxima quinta-feira, o time volta a campo para enfrentar o Grêmio, pela 15ª rodada do Brasileirão, e uma nova formação pode pintar. Bruno Alves ainda não jogou após a parada para a Copa do Mundo, e espera sua chance para mostrar que também está preparado.

Bruno Alves aguarda chance para jogar após a parada para a Copa do Mundo (Foto: Marcos Ribolli)

Bruno Alves aguarda chance para jogar após a parada para a Copa do Mundo (Foto: Marcos Ribolli)

Compartilhe  

últimas notícias